Benfica: área especial para encontros - Foto de leitor
Benfica: área especial para encontrosFoto de leitor
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio, Gutembergue de Oliveira defende que suítes como as encontradas na Cadeia Pública de Benfica, com televisores, luzes vermelhas, piso de porcelanato e pintura temática, sejam universalizadas.

Em artigo publicado ontem no site do SindSistema, o representante dos agentes penitenciários criticou a denúncia do Ministério Público do Rio e a cobertura feita pela imprensa: "A grande discussão a respeito da visita íntima não deve ser se o local tem ou não essas ou aquelas condições para torná-la exequível, mas se ela tem que ser estendida a todos ou somente a alguns presos? Aí caberá outra pergunta: como estendê-la a todos?"

Os dois lados

Gutembergue argumenta que visitas em presídios são estabelecidas por lei. "Onde está escrito que tinta cor-de-rosa, com um coração na parede, um colchão de melhor qualidade, piso de porcelanato seja algo ilegal?"

Mas...

Interventor federal na Segurança do Rio, Braga Netto pensa diferente. Após o Informe revelar a existência das suítes, o general decidiu exonerar o diretor, o subdiretor e o chefe de Segurança da Cadeia Pública de Benfica. Gutembergue, que acusa o Ministério Público de estar "em busca de flashes", esquece que a denúncia é ainda mais grave, já que apura esquema de prostituição dentro do presídio.

Toco

Cobiçado por diferentes políticos para aliança eleitoral, o clã Bolsonaro é difícil de agradar. Sobre o pré-candidato ao governo Indio da Costa (PSD-RJ), Flávio Bolsonaro (PSL) dispara: "No debate para a prefeitura em 2016, ele disse que não tinha interesse em trabalhar com a extrema-direita. Por que o interesse em caminhar comigo agora?"

Tiro para todo lado

Procurado por Eduardo Lopes (PRB) para uma dobradinha ao Senado, Flávio Bolsonaro também não demonstra interesse: "Ele é associado ao (prefeito Marcelo) Crivella (PRB), que, apesar de boa pessoa, deve estar mal avaliado pelo eleitor por conta do trabalho aquém na prefeitura".

De olho no Senado

Recém-chegado ao DEM, o deputado federal Sérgio Zveiter (RJ) não esconde que gostaria de disputar o Senado. Ocorre que um cenário eleitoral colocado até o momento envolve o apoio do DEM a Eduardo Paes (MDB) ao Palácio Guanabara e...o apoio de Paes a Cesar Maia (DEM) ao Senado. Mas não há clima de disputa entre Zveiter e Maia, que se dão muito bem moram no mesmo prédio em São Conrado.

Deixa disso

O deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) ameaça deixar o partido caso Paes, de saída do MDB, migre para a legenda. A colega de Parlamento Lucinha (PSDB) tenta demover o tucano da ideia.

Cessar-fogo

Após troca de farpas, o secretário da Casa Civil de Crivella, Paulo Messina (Pros), reuniu-se ontem com Thiers Montebello, presidente do Tribunal de Contas do Município, e com Felipe Puccioni, conselheiro da Corte. Fumaram o cachimbo da paz. "Respeito muito o presidente do tribunal e o Puccioni, mas a prefeitura não aceitará que se politize o que deve ser técnico. A próxima vez que um conselheiro fizer declarações políticas, não hesitaremos em pedir sua suspeição ao Plenário", disse, num recado ao crítico José Moraes.

Você pode gostar
Comentários