Brasil responde por 15% dos novos casos de covid-19 no mundo
Brasil responde por 15% dos novos casos de covid-19 no mundoAFP
Por Nuno Vasconcellos
O reconhecimento do Governo Federal de que precisa mudar a condução do Ministério da Saúde poderia ser a certeza de uma reorientação de rumo, mas de acordo com as primeiras avaliações não se tem certeza se isto irá mesmo acontecer. A respeitada organização global Médicos Sem Fronteiras preparou um relatório de forte impacto internacional em que diz que o Brasil é hoje o epicentro da pandemia da covid-19 no mundo, com o maior número de mortes diárias. "Enquanto somos cerca de 3% da população mundial, atualmente respondemos por 15% dos novos casos. É óbvio que isso não é uma fatalidade. Centenas de trabalhadores humanitários de nossa organização têm atuado na resposta à covid no Brasil. Muitos deles são brasileiros, uma parte com grande experiência internacional em projetos de MSF, tendo a responsabilidade de trabalhar pela primeira vez em seu próprio país. Outros vieram de diversos países e já trouxeram a experiência de ter enfrentado antes o novo coronavírus em lugares como Europa, EUA ou Iêmen", diz o documento.

GRAVIDADE DA SITUAÇÃO

A instituição Médicos Sem Fronteiras fez circular um relato que explica sua perplexidade. "Começamos o nosso trabalho com pessoas em situação de rua em São Paulo e logo depois no Rio de Janeiro. Atendemos a populações migrantes, indígenas e pessoas privadas de liberdade. Estivemos presentes também nos estados de Roraima, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e neste ano continuamos a atuar no Amazonas e em Roraima para mitigar os impactos da doença sobre os sistemas de saúde locais". 
Transportes por aplicativo no Rio
Publicidade
Secretário de Fazenda, Pedro Paulo fala sobre regulamentação de transportes por app: "Agora será obrigatório que as plataformas paguem à Prefeitura uma taxa de utilização da via pública, de 1,5% sobre o valor total cobrado dos passageiros no mês anterior, e que os motoristas contratem seguros contra acidentes. O valor pago será revertido para a manutenção das ruas". 
Sintonia fina
Publicidade
Para evitar ação de prefeituras que não têm vacinas disponíveis, mas mesmo assim convocam o cidadão a comparecer aos postos de saúde, a presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheira Sandra Krieger, sugeriu ao Ministério da Saúde a elaboração de uma nota técnica para esclarecer as questões que ainda geram dúvida sobre a política de imunização contra a covid-19 no Brasil. 
Encarceramento feminino
Publicidade
Relatório da Defensoria Pública mostra que, considerando os casos das mulheres que no momento da audiência de custódia atendiam aos critérios objetivos para prisão domiciliar, é possível observar que 25% delas, apesar de cumprir os requisitos legais, permaneceram presas preventivamente. Além disso, 17,5% das entrevistadas disseram que foram agredidas fisicamente no momento da prisão em flagrante.