Selo Bandeira Azul na Praia do Peró em Cabo Frio Prefeitura de cabo frio
Bandeira Azul da discórdia
Vídeo da Prefeitura de Cabo Frio causa polêmica por ignorar Praia do Peró
O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) comprou uma briga com os ambientalistas. Na hora de homenagear os 406 anos da cidade de areia branca e mar turquesa, o vídeo institucional deixou de fora justamente um dos principais atrativos turísticos: o complexo da Praia do Peró, que tem o privilégio de ostentar a Bandeira Azul. E o selo internacional de qualidade ambiental não é qualquer nota: apenas três praias no estado do Rio passaram pelo processo de certificação, que inclui um júri nacional e outro internacional, em Copenhague. Apenas o Peró, a Prainha e a Reserva — as duas últimas, na capital — têm o atestado de uma água 100% livre de poluição. Isso porque o prestígio ultrapassa as fronteiras municipais: ainda em novembro, a Alerj aprovou o projeto de Carlos Minc (PSB) criando o Monumento Natural das Dunas do Peró. Procurada, a prefeitura não quis comentar o motivo pelo qual uma região tão importante para o turismo foi ignorada.
A batalha dos Franciscos na Câmara
O vereador Chico Alencar (PSOL) apresentou um projeto para tirar do comando de seu xará Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, a responsabilidade pelo licenciamento ambiental na cidade. A pasta passou a exercer a função em janeiro, mas a proposta para sustar o decreto de Eduardo Paes só foi formalizada na semana passada. Alencar argumenta que um decreto não pode se sobrepor às leis — municipal e federal —, que fixam competência exclusiva de órgãos ambientais para a concessão de licenças.
Uma van para os animais
Ao saber que a Câmara do Rio iria trocar a frota, o presidente da Comissão de Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, falou com o presidente Carlo Caiado, e combinou a doação de uma van à Secretaria de Proteção Animal.
Máquinas conservadas
A Secretaria Municipal de Conservação devolveu cinco retroescavadeiras, quatro caminhões e dez rolos compactadores às ruas. Foram R$ 15 mil gastos nos reparos — sendo que uma retroescavadeira nova custa R$ 300 mil.
Picadinho
O app Comerciários RJ, do Sindicato dos Comerciários, ganhou mais uma função, com explicações sobre o 13º. A ferramenta vai ajudar quem recebe por comissão.
Nesta quinta-feira (18), São Gonçalo vai inaugurar o primeiro Hospital Popular de Medicina Veterinária.
Amanhã, o Centro de Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, recebe a pré-estreia do filme "Baile de máscaras".
A Edtech Árvore oferece, a partir de hoje, formação gratuita online sobre o Novo Ensino Médio para educadores. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.