Eduardo PaesReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Eduardo Paes sanciona lei que prioriza veículos de energia renovável
A substituição da frota deve ser de 10% ao ano
O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou, nesta segunda-feira (29), a Lei 7.143/2021, que determina a compra de veículos de energia renovável pela prefeitura.
De autoria dos vereadores Prof Célio Lupparelli (DEM) e Teresa Bergher (Cidadania), a lei prevê que, na compra de veículos para integrar a frota, em caráter permanente ou aluguel, seja dada preferência a modelos que usem energias renováveis, principalmente a elétrica, conforme disponibilidade de mercado e equilíbrio econômico-financeiro para o Tesouro Municipal.
A lei ainda diz que os valores dos veículos devem ser equiparados aos preços de mercado dos automóveis que façam uso de energias renováveis àqueles que utilizam combustíveis fósseis. A substituição da frota do município deve ser de 10% ao ano, até que todos os veículos façam uso daquele tipo de energia.
"Acredito que, partindo das autoridades públicas, podemos começar a despoluir e a preservar o meio ambiente. Temos que começar já. O mundo precisa dessas ações para sua preservação", disse o vereador.
A norma foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.
Vale lembrar do largo conhecimento de Eduardo Paes na área. Antes de voltar à Prefeitura do Rio, Paes atuou na vice-presidência da América Latina da fabricante chinesa de carros elétricos BYD Motors. A empresa, inclusive, fez uma contribuição à gestão Crivella: forneceu caminhões de lixo elétricos à Comlurb.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.