Tons neutros e iluminação indireta no quarto podem trazer um clima aconchegante de invernoEmerson Rodrigues
Decoração
Iluminação por tipo de espaço
Sala de jantar. Lustres e pendentes são sempre muito elegantes no espaço. Invista em peças com acabamentos em madeira ou cobre para tornar o ambiente ainda melhor.
Quarto. Abajures, pequenos pendentes, luminárias de piso ou arandelas em madeira, metal ou tecido trazem romantismo ao décor do quarto. Uma luz gostosa, de preferência com uma peça que controla a intensidade, colabora para o momento que antecede ao sono.
Cozinha e áreas gourmets. Utilize plafons para a iluminação geral, além de pendentes nas bancadas americanas. Peças na cor terracota ou em madeira têm tudo a ver com o clima da estação. Fitas de led instaladas junto à marcenaria também tornam o ambiente mais bonito e funcional. Nessas áreas, em especial, dê preferência à luz de temperatura branco neutro (4000K), que é um meio termo entre o branco frio (5000K a 6500K - geralmente usado nessas áreas de atividades culinárias) e o branco quente (2700K a 3000K - que promove a sensação de relaxamento), mas não é tão indicada para espaços de trabalho, que necessitam de maior foco e atenção.
Home office. Aposte em luminárias de mesa que proporcionam conforto visual. Conte também com outras peças como as luminárias centrais – que realizam a iluminação principal do ambiente (caso de plafons, trilhos com spots, lustres e pendentes). Assim como no tópico anterior, a recomendação é por uma luz de temperatura neutra (4000K), que contribui com a concentração, mas mantém o bem-estar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.