Grupo de torcedores brasileiros curtem a Copa do Mundo na Rússia - Reprodução
Grupo de torcedores brasileiros curtem a Copa do Mundo na RússiaReprodução
Por Herculano Barreto Filho

Rio - O novo marco regulatório, que entrou em vigor no domingo, já está abrindo novas perspectivas para o setor de capitalização. A previsão é que mais de 400 novos produtos entrem no mercado ainda no primeiro semestre. O segmento agora conta com duas novas modalidades de produtos: o Instrumento de Garantia e a Filantropia Premiável.

Até então, a garantia, usada para empréstimos e para substituir o fiador nas transações de aluguel, era apenas uma opção dentro do modelo tradicional, que devolve 100% do valor acumulado corrigido pela TR. Agora, passou a ser apresentada como outra modalidade. O produto que permitia ações de filantropia era oferecido na modalidade Incentivo e popular.

Com as novas modalidades, a perspectiva do setor é de expansão em um momento que já é favorável. No primeiro bimestre, o segmento de Títulos de Capitalização registrou um faturamento acumulado de R$ 3,6 bilhões. Um aumento de 9,6% na arrecadação das empresas em comparação ao mesmo período de 2018. "Nossa expectativa é experimentar um ciclo de crescimento. O marco regulatório traz mais clareza e segurança jurídica, abrindo espaço para o lançamento de novos produtos aderentes às necessidades dos consumidores", explica Marcelo Farinha, presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). 

Outros produtos

Os novos produtos passam a fazer parte de um cardápio do segmento. O Popular, por exemplo, é uma modalidade de seguro que permite ao consumidor adquirir um título de apenas R$ 7. E, com isso, o cliente pode participar de sorteios de prêmios em dinheiro, com direito ao resgate de até 50% do valor pago.

O Tradicional forma reserva programada por prazo e valor determinados. Garante a participação em sorteios e o resgate de 100% do valor pago, atualizado pela TR. Dá direito à participação em sorteios e resgate de 100% do valor pago, atualizado pela TR. O tema foi tratado pela coluna em junho de 2018, quando um grupo de torcedores aderiu à modalidade para acompanhar a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia.

No Incentivo, uma empresa de varejo adquire uma série de títulos e cede aos clientes o direito de participação em sorteios. É usado como forma de alavancar as vendas. A Compra Programada permite a acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.

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