Por thiago.antunes
Rio - ‘Cyro Monteiro é um grande abraço em toda a humanidade', escreveu Vinicius de Moraes, que o citou em seu ‘Samba da Bênção’, feito com Baden Powell. Nascido em 28 de maio de 1913 e morto aos 60 anos, em 1973, o ‘Formigão’, como era conhecido, envolveu músicas como ‘Se Acaso Você Chegasse’, de Lupicínio Rodrigues, e ‘Formosa’, também de Vinicius e Baden, com seu vocal sincopado, pleno de alterações rítmicas (o chamado ‘telecoteco’).

Seu centenário se aproxima com poucas e pontuais lembranças. Uma delas é o show que o cantor, compositor e pesquisador de cultura negra Nei Lopes faz terça às 20h no Instituto Moreira Salles, na Gávea, ‘Sincopando o Cyro’, com 13 sambas que se tornaram clássicos em sua voz .

Cyro Monteiro %3A o sambista era%2C segundo Vinicius de Moraes%2C ‘um grande abraço em toda a humanidade’Reprodução

“Tenho completa afinidade com esse tipo de samba, sincopado, que o Cyro tão bem interpretava. Cresci ouvindo isso, e em 1999 gravei o CD ‘Sincopando o breque’, com 14 composições minhas nesse estilo”, lembra. “Cyro tinha domínio absoluto da divisão rítmica; uma voz bonita, sem necessidade de ser potente; e uma simpatia realmente contagiante”.

O pesquisador musical Ricardo Cravo Albin foi amigo de Cyro e de sua mulher Lu, que o visitavam em seu apartamento em Botafogo.“Ele chegava e o porteiro anunciava: ‘Lá vem aquele homem muito simpático’”, lembra. O Instituto Cultural Cravo Albin irá homenageá-lo na data de aniversário, levando crianças de escolas públicas para uma palestra na sede. “A rádio do site do ICCA também irá programar suas músicas”.
Publicidade
Flamenguista, Cyro presenteava os filhos recém-nascidos dos amigos com camisas de seu time. Silvia, filha de Chico Buarque, ganhou uma ao nascer — e o tricolor Chico, inspirado no acontecimento, compôs ‘Ilmo. Cyro Monteiro ou Receita Para Virar Casaca de Neném’, em 1970.
“Mesmo vascaíno, meu filho Sérgio ganhou uma camisa e acho que tem até hoje!”, recorda o jornalista Sérgio Cabral, amigo de Cyro. Os dois costumavam ir juntos ao Maracanã. “Uma vez, o Vasco perdeu para o Flamengo e ele viu a mim e meu filho muito tristes com a derrota. À noite, liguei para ele e a Lu falou: ‘Não deixo mais o Cyro assistir aos jogos com vocês, não. Ele voltou na maior fossa!”, brinca.
Publicidade
Anote
NEI LOPES — SINCOPANDO O CYRO
Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente 176, Gávea (3284-7400). Ter, às 20h. R$ 30.
Publicidade
PORTAL DO INSTITUTO CULTURAL CRAVO ALBIN
www.institutocravoalbin.com.br