Rio - O segundo dia do heavy metal começou às 14h30 no Palco Sunset, com o show da banda paulistana Viper, novamente com o vocalista André Matos, que gravou vários clássicos do grupo. Com Andre cantando tão bem quanto na fase áurea do Viper, o repertório passeou por canções da carreira solo do vocalista (como 'Liberty' e 'I Will Return') e por músicas de grupos que ele manteve depois do Viper, como o Shaman (o hit 'Fairy Tale', que chegou a estar na trilha de uma novela da Rede Globo, o 'O beijo do Vampiro', em 2002) e o Angra ('Carry On', 'Lisbon').
O repertório do Viper viria em seguida, com sons que todos os fãs antigos da banda esperavam ouvir, como 'Prelude to Oblivion' e o grande hit 'Rebel Maniac', anunciado por André a partir do grito de guerra "everybody, everybody", incluído no refrão.
No final, aproveitaram para homenagear Freddie Mercury, vocalista do Queen, banda que foi a maior atração do primeiro Rock In Rio, de 1985. "Vamos fazer uma homenagem ao maior ídolo do Rock In Rio de todos os tempos. Em memória de Freddie Mercury, em memória de 1985!", bradou André, com a bateria e as palmas do público já fazendo o ritmo de 'We Will Rock You', sucesso do quarteto inglês. A versão apresentada lembrou a regravação que o Queen fez dessa música no duplo 'Queen Live Killers', de 1979. Ao final, os músicos estavam visivelmente emocionados.
Em seguida, veio a banda alemã Destruction, marcando a entrada do tom mórbido e violento do death metal no evento. O grupo apresentou 'Curse The Gods', 'Trash Till Death' e outras canções distorcidas e berradas. O vocalista e baixista Marcel Schmier se dirigia à plateia sempre aos gritos. "Boa tarde! F... pra c...!", bradou, em português, para depois se desculpar. "Meu português é uma m... Mas vamos falar a linguagem universal do heavy metal!" Pediu também que o público mostrasse as mãos para cima ou acompanhasse a banda com palmas.
Convidados dos alemães, a banda brasileira Krisiun subiu ao palco na sétima música - uma versão do clássico 'Black Metal', da banda britânica Venom, dividido pelos dois grupos. Depois comandou o palco Sunset sozinha, com músicas como 'Kings Of Killing' e 'Combustion Inferno'. "Pela primeira vez na história uma banda de death metal nacional está no palco do Rock In Rio!", bradou o cantor e baixista Alex Camargo.