Por nicolas.satriano
Adriana Carpegiani ensina como 'sobreviver' às calorias das festas de fim de anoAlexandre Vieira / Agência O Dia

Rio - Quem consegue cumprir a difícil missão de passar ileso pelas delícias da ceia de Natal? É quase impossível ficar indiferente às tentações do período de fim de ano. Se você é desses que se jogam na comilança e depois ficam com peso na consciência, calma. Existem muitos ingredientes que podem ser substituídos ou preparados de uma forma mais leve. Pelo menos é o que aconselha Adriana Carpegiani, diretora da empresa de alimentos especializada em pratos light Congelados da Sônia.

“Na ceia de Natal, dá para comer de tudo. O que não pode acontecer são os exageros que as pessoas costumam fazer nessa época. Em uma ceia light, tem tudo o que a gente gosta de comer: bacalhau, rabanada, tender... O que muda é a forma do preparo. A minha dica é fazer uma bela rabanada com pão integral light, adoçante culinário, leite desnatado e assá-la no forno, em vez de fritá-la. O paladar fica igualzinho ao feito da forma tradicional, só que com muito menos calorias”, ensina.

Em plena forma física aos 50 anos, a empresária conta que procura diminuir a quantidade de óleo ao preparar as receitas. “Um truque que uso é azeitar o bacalhau só quando estiver pronto. Não gosto de deixá-lo mergulhado no óleo desde o início do preparo como as pessoas costumam fazer. São macetes para comer tudo, mas de maneira consciente”, revela Adriana Carpegiani.
Publicidade
Se o bacalhau não precisa ficar de fora da ceia de Natal, as aves também não. E a criatividade também é bem-vinda. “O peru, o frango e o chester estão liberados, mas eu sugiro inovar e fazer um peixe assado. É leve e saboroso”, diz Rosita Camargo Amaral, nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi).
'Em uma ceia light, tem tudo o que a gente gosta de comer', ensina a empresáriaAlexandre Vieira / Agência O Dia

A tradicional maionese também pode (e deve!) ser substituída. “Uma salada verde ou de legumes tem muito menos calorias do que a de maionese, e ainda são mais apropriadas para o calor que faz no Natal”, explica Rosita. Nem a tradicional farofa precisa ficar de fora. “Uma farofa de banana e passas, preparada com pouco óleo, é uma delícia e bem mais light do que as feitas com bacon ou linguiça”, garante a nutricionista.

Usar e abusar das frutas também é fundamental para não cair de boca nas sobremesas megacalóricas. “Uma boa opção de sobremesa é a velha conhecida nossa, a salada de frutas. Também recomendo servir sorvetes de fruta, que são gostosos, refrescam e têm menos calorias do que os cremosos”, indica a nutricionista Wilma Sarciá, que complementa: “Se a gente valorizar as frutas, as aves e as saladas verdes, é possível saborear a ceia sem culpa.”

Publicidade

Você pode gostar