Por daniela.lima

Rio - O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro e os Museus Castro Maya IBRAM/Minc apresentam a exposição "O Rio de Janeiro de Debret", até 03 de maio de 2015. No ano em que a Cidade Maravilhosa celebra seus 450 anos, a mostra apresenta 120 obras originais de Jean-Baptiste Debret, oferecendo uma oportunidade inédita para o público de apreciar a visão criada por um dos grandes pintores viajantes franceses sobre o Rio de Janeiro. 

Exposição de Debret está em cartaz no Centro Cultural Correios Divulgação


A exposição é gratuita e tem patrocínio dos Correios e Governo Federal. Neste sábado, acontecerá o lançamento do catálogo da exposição seguido de visita guiada com a curadora da mostra, no Centro Cultural Correios.

A mostra apresenta um conjunto de 120 obras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848). A Coleção Castro Maya, à qual pertencem os trabalhos, guarda mais de 500 originais de Debret (aquarelas e desenhos), raramente vistos em grandes conjuntos.

O pintor residiu no Rio de Janeiro entre 1816 e 1831 e durante sua estada pôde acompanhar as grandes transformações pelas quais passava a sociedade brasileira como consequência da vinda da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. Aqui ele foi, por um lado, testemunha de momentos decisivos e de atos governamentais que iam mudando a feição política, social e cultural do país e, por outro, integrante da vida cotidiana da cidade. 

Uma das obras da mostra%3A Debret retratou o povo e paisagem do Rio de Janeiro durante o período imperialDivulgação


O Rio de Janeiro na époda de Debret

A cidade na época em que foi retratrada pelo artista tinha cerca de 100.000 habitantes – foi retratado por Debret com grande minúcia e intimidade, ao ponto de tornar sua obra um catálogo de porm­enores da vida na cidade, ressaltando-se, principalmente, as questões sobrevindas da polarização da sociedade entre homens livres e escravos, um aspecto nitidam­ente exótico e chocante para os olhos europeus.

Debret não poderia ficar de fora das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro: a iconografia do Brasil no período de transição de um modo de vida colonial para o de Nação independente ficou monopolizada pelo retrato criado por Jean-Baptiste Debret através dos desenhos e aquarelas produ­zidos durante sua estada na Corte.

Segundo a curadora da mostra, Anna Paola Baptista, “Debret é o cronista maior da vida do Brasil na primeira metade do século XIX. Ele acompanhou e documentou visualmente o início do Brasil como Nação independente, especialmente no Rio de Janeiro que agora comemora 450 anos”.

Serviço:

Exposição “O Rio de Janeiro de Debret”. Lançamento do catálogo e visita guiada com a curadora: 11 de abril, às 16h. Visitação: até 03 de maio de 2015. Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h. Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro. Informações: (21) 2253-1580.  Entrada franca.

Você pode gostar