Por luana.benedito

Rio - A semana é delas. Domingo é dia de paparicar as mães.No Leblon, Roberta Ribeiro, diretora criativa da Maria Filó, recebeu uma turma descolada para o lançamento da nova loja. No coquetel, as mamães ficaram eufóricas com a linha infantil. A brindadeira é de que queriam formar “par de jarros” com as pequeninas. A lista de convidados é de Diógenes Queiroz, e Yasmin Vilhena fez o som. 

Lorena Campello%2C Monique Leite e Didi Maia. Divulgação

No Copacabana Palace, amanhã, Eliane Teixeira apresenta workshop às 11h, sobre decoração de mesa para o mês das Mães. Além do almoço, as convidadas farão oficina de flores. Destaque para a mesa especial em homenagem a Lenny Niemeyer.

Marcelo Carvalho da Fonseca lança, amanhã, o livro ‘O Papo no Caminho — Ciência, Filosofia e Espiritualidade’, às 19h, na Travessa de Botafogo.

'Crimes Delicados’ é uma “tragicomédia” de José Antônio de Souza, com direção de Marcus Alvisi. Estréia hoje, às 21h, no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea.

Jorge JaberDivulgação

JORGE JABER, psiquiatra

O uso de drogas é um grande problema em nossa sociedade. Sobre o assunto conversamos com o Dr. Jorge Jaber, psiquiatra. Ele revelou que a espiritualidade é uma importante aliada para vencer a luta contra a dependência química.

Quais os procedimentos mais importantes na psiquiatria?

Ouvir bem, para colher uma boa história da vida do paciente. Olhar bem, para examinar as dificuldades que ele apresenta no cotidiano. Preciso prestar muita atenção no paciente.

Em que momento sua carreira decolou?

Antes de me formar, comecei a trabalhar gratuitamente nos hospitais e aprendi muito tecnicamente e como ser humano. Todos os dias, ao sair de casa, eu rezo um Pai Nosso, pedindo a Deus para que eu não faça mal a ninguém.

Qual o futuro da medicina em sua área?

A psiquiatria está evoluindo, inclusive reconhecendo a importância da espiritualidade como complemento às descobertas científicas.

Como a familia ajuda a vencer o vício?

Os familiares devem procurar ajuda especializada para aprender a ajudar os parentes adoecidos. Temos atendimento gratuito na Faculdade Gama e Souza, da Barra, às quintas-feiras. É preciso agendar pelo telefone 2540-9091.

Qual a novidade no tratamento da dependência química?

A descoberta do diagnóstico dual, que se refere ao fato de que a maioria dos dependentes tem outra doença psiquiátrica. Pessoalmente observo com grande alegria que usar os esportes e a arte no tratamento conduz a melhores resultados.

Um beijo para...

Um beijo para Rita Lee, porque ela disse no programa do Bial que está há onze anos sem usar drogas. Agradeço pelo exemplo.

Você pode gostar