Feira de São Cristóvão completa 73 anos de existência

Local comemora ainda os 16 anos de pavilhão e preserva as tradições nordestinas no Rio

Por O Dia

Comemorações da data vão até o fim do mês
Comemorações da data vão até o fim do mês -

Rio - A Feira de São Cristóvão Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CMLGTN), também chamada de Feira dos Nordestinos, celebra mais de sete décadas mantendo viva a cultura dos imigrantes que chegavam ao bairro da Zona Norte da capital fluminense. O pedaço mais nordestino no Rio de Janeiro completou 73 anos de existência no dia 2 de setembro e 16 anos de pavilhão. As comemorações estão a todo vapor e seguem até o fim do mês.

Nesta sexta será cantado o tradicional parabéns, às 16h, com distribuição (gratuita) de um bolo de cinco metros ao público. À noite, quem comanda o forró, a partir das 22h, é a banda Encantu's (a R$ 5, a noite toda). Pela Primeira vez na história do equipamento municipal, uma mulher e ex-feirante é gestora do local, Magna Fernandes. E ela fala do seu desafio.

"Sou paraibana e com muito orgulho recebi essa missão do prefeito Marcelo Crivella. Comemorar esses 73 anos é para mim motivo de honra. Parece que foi ontem que eu puxava lona e hoje estou como gestora. É um desafio diário, uma responsabilidade, que eu encaro de frente. São muitas conquistas. Tenho a certeza de muito trabalho pela frente", afirma Magna.

Atualmente, a Feira de São Cristóvão tem cerca de 700 barracas e 200 restaurantes com produtos típicos do Norte e Nordeste. Outra característica do local é o forró pé de serra, que é tocado nos palcos por diversos trios e bandas regionais a feira recebe mais de 300 mil pessoas por mês. Uma programação musical especial foi preparada para todo o mês de aniversário.

"Aqui na feira, o forró tradicional e a música popular brasileira embalam nossos sete palcos. E neste mês, os sucessos de Luiz Gonzaga são tocados. A Feira sempre merece uma visita. O que nós temos no Nordeste, nós temos sempre um pouco aqui na feira", completa Magna. 

Serviço

FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO. Campo de São Cristóvão s/nº, São Cristóvão. Ter a qui, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Sex e sáb, a partir das 10h. Dom, a partir das 12h. Entrada: R$ 5.

Comentários

Últimas de Diversão