Rafael Cardoso passa por cirurgia cardíaca Reprodução Instagram

Por O Dia
Rio - O ator Rafael Cardoso, de 35 anos, está se recuperando após passar por uma cirurgia de implante de desfibrilador cardíaco para cuidar da miocardiopatia hipertrófica. Em uma live, o artista confessou que sabia sobre um sopro no coração no tempo em que era atleta de futebol, mas parou de fazer acompanhamento médico.

"Sempre fui atleta. Joguei futebol no [nos times] Grêmio, Aimoré e Internacional. Sempre corri, malhei e o diagnóstico que tive lá atrás é que eu tinha um sopro no coração. Eu tinha, mas estava controlada e não continuei acompanhando porque tava tudo certo e por um relaxamento de não ir atrás mesmo", disse.


A doença foi descoberta após a mãe, sogra e mulher do ator cobrarem uma bateria de exames. "Descobri por livre e espontânea pressão da minha mãe, sogra e da Mariana [Bridi], minha esposa. Eu sempre fiz tudo, meia maratona, crossfit, pelada três vezes na semana, trabalhava de madrugada... Fiz o exame e demorou quatro meses para eu voltar para ver porque tava na roça, mas a minha prepotência foi grande porque o médico disse que tinha alguma coisa errada. [Na época do exame], eu tava malhando pra cacete pra novela e tava fortão e tinha malhado perna um dia antes. Aí, fui fazer bicicleta e a minha perna queimou rápido. Só que ele viu que o meu coração começou a desfibrilar errado e eu, na minha ignorância, falei que foi porque eu malhei perna pesadão", explicou.

Para Rafael, a descoberta da doença aconteceu de maneira assustadora. "Deixei quatro meses se passarem, [voltei] e vimos que eu tava com 14% de fibrose com 20 milímetros de hipertrofia. Com o meu histórico familiar, eu era uma bomba-relógio. Não morri porque não tinha que morrer e me assustei bastante", completei.