Por pedro.logato

Rio - O desfile da Unidos da Tijuca começou com problemas na Sapucaí na madrugada desta terça-feira. Parte do teto do segundo carro alegórico da agremiação ('Nova Orleans - Cidade do Jazz') , que mostrava cenas de Nova Orleans, afundou pouco antes de começar a desfilar na Sapucaí e o incidente deixou vários feridos. A equipe da Tijuca demorou a perceber o ocorrido e parte do público do setor 1 chegou a jogar latas de cerveja na pista para alertar o staff.  

Teto de segundo carro alegórico afundou e deixou feridosReprodução TV

Bombeiros entraram no veículo e socorreram as vítimas. Seis ambulâncias foram usadas no resgate. Pelo menos 20 pessoas se feriram, 11 foram socorridas em postos de atendimento no Sambódromo — sendo liberadas em seguida — e nove precisaram ser transferidas para hospitais. Entre os nove, há dois casos mais graves, um deles de uma pessoa com traumatismo craniano e outra com trauma abdominal. Ainda não há informações sobre o estado de saúde e identificação delas.

Bombeiros socorreram feridos em carro da Unidos da TijucaErnesto Carriço / Agência O Dia

O incidente é o segundo na Sapucaí no mesmo setor. Ontem, 20 pessoas ficaram feridas após um carro do Paraíso do Tuiuti bater na grade do trecho e imprensar as vítimas. Na noite desta segunda, uma das alegorias da União da Ilha quase bateu no local e, no fim desfile, encostou na cabine de transmissão da TV Globo, mas não deixou feridos. Na passagem da Mocidade, uma integrante que estava na parte inferior de um dos carros caiu na pista após uma estrutura desabar. Ela teve apenas ferimentos leves.

Jorge Castanheira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), disse que vai apurar as causas do acidente. "A estrutura dos carros é a mesma de 30 anos atrás. Vamos investigar o que aconteceu. Teremos que pensar como vamos resolver esses problemas para o ano que vem", disse à TV Globo.

Uma das feridas no acidente com carro da Unidos da TijucaMarcello Sa Barretto / AgNews

O carro da agremiação ficou pelo menos 40 minutos no local e os outros integrantes contornaram o veículo, dando continuidade ao desfile. As outras alegorias ficaram na concentração da Sapucaí até a retirada, o que gerou correria entre os integrantes. Muitos componentes da Unidos da Tijuca se emocionaram com a situação dramática da escola, que terminou sua passagem pela Sapucaí estourando o tempo em um minuto. Tal cenário fará a agremiação perder décimos na apuração de quarta-feira.

Ambulâncias socorreram feridos na SapucaíAdriana Cruz / Agência O DIA

Em nota, a escola informou que está "apurando com rigor o incidente" e que "presta toda a assistência às vítimas".

A Unidos da Tijuca trouxe o enredo 'Música na alma, inspiração de uma nação', que contou história da música americana na Passarela do Samba. A Azul e Amarela da Zona Norte explorou a conversa fictícia entre a lenda do jazz Louis Armstrong e o inigualável Pixinguinha, passando pelos 'work songs' ao pop, além do jazz, blues, rock e country.

Você pode gostar