Quadra da Vila ficou lotada durante escolha do samba-enredoDivulgação / Vila Isabel

Rio - A Unidos de Vila Isabel definiu, na madrugada deste sábado (28), o samba-enredo que vai embalar seu desfile em 2025. Em final com três composições, sagrou-se vitoriosa a parceria liderada por Raoni Ventapane, neto do compositor Martinho da Vila. A obra também leva as assinaturas de Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva.


Para deixar a noite ainda mais especial, a agremiação preparou uma ambientação temática. O público foi recebido na entrada por componentes caracterizados como personagens ligados ao enredo, que aborda assombrações do imaginário popular. Performances inspiradas no tema também foram realizadas dentro da quadra, antes do início da apresentação dos sambas.

Filho de Analimar Ventapane, Raoni conquistou sua primeira vitória, após disputar diversas finais nos últimos anos. No Carnaval desde menino, ele já foi integrante da comissão de frente da Vila e desfilou na bateria. Fora da Sapucaí, formou uma dupla com a irmã, a cantora e porta-bandeira Dandara Ventapane, e lançou um EP homenageando a obra do avô. Atualmente, além da carreira como cantor, vem se apresentando como músico com Theo Bial, filho de Pedro Bial.

Última escola da Segunda-feira de Carnaval, a Vila apresentará o enredo "Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece", desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.

Conduzida por um trem-fantasma que desembarca em um grande baile, a escola vai transformar medo em alegria ao carnavalizar as assombrações que atazanam o imaginário popular. Além de Paulo Barros, assinam o enredo o pesquisador Vinícius Natal e o professor Luiz Rufino.

"Aqui ninguém teme assombração! Estamos protegidos pelo nosso maior amuleto: a alegria. Vamos juntos, com muita fé e trabalho, rumo à briga pela nossa quarta estrela", publicou a escola nas redes sociais.

Confira a letra do samba campeão:

EMBARQUE NESSE TREM DA ILUSÃO
NÃO TENHA MEDO DE SE ENTREGAR
POIS NOSSO MAQUINISTA É CAPITÃO
E COMANDA A MULTIDÃO QUE VEM LÁ DO BOULEVARD…
O BREU E O SUSTO EM MEIO A FLORESTA
POR ENTRE OS ARBUSTOS, QUEM SE MANIFESTA?…
CARA FEIA PRA MIM É FOME
VÁ DE RETRO LOBISOMEM, CURUPIRA SAI PRA LÁ.
NO CLARÃO DA LUA CHEIA
MARGEANDO RIO ABAIXO
OUÇO UM CANTO DE SEREIA

Ê CABOCLO D'ÁGUA
DA ÁGUA QUE ME ASSOMBRA
A SOMBRA DA MEIA NOITE
FOI-SE A NOITE DE LUAR
NA TEMPESTADE, ENCANTADA É A GAIOLA
CHORA VIOLA, PRA ALMA PENADA SAMBAR (BIS)

NAS REDONDEZAS CREDO EM CRUZ AVE MARIA (BIS)
QUANTO MAIS SAMBA TOCAVA, MAIS DEFUNTO APARECIA (BIS)

SILÊNCIO...
AO SOM DO ÚLTIMO SUSPIRO VAI CHEGAR
A BATUCADA SUINGADA DE VAMPIROS
QUANDO O APITO ANUNCIAR….
EU APRENDI QUE DESDE OS TEMPOS DE CRIANÇA
A MINHA VILA SEMPRE FOI BICHO PAPÃO
POR ISSO, ME ENCANTEI COM ESSE FEITIÇO
QUE HOJE CAUSA REBOLIÇO DENTRO DESSE CALDEIRÃO

SOLTA O BICHO MINHA VILA DÁ UM BAILE DE ALEGRIA
É O POVO DO SAMBA VIRADO NA BRUXARIA
QUANTO MAIS EU REZO, QUANTO MAIS EU FAÇO PRECE
MAIS ASSOMBRAÇÃO QUE APARECE