Alec Baldwin e Halyna HutchinsReprodução/Montagem

Rio - Neste sábado, pela primeira vez, o ator Alec Baldwin falou publicamente sobre o incidente com arma no set de filmagens do filme "Rust", que culminou na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins aos 42 anos de idade. Em 21 de outubro, a ucraniana foi atingida por um disparo feito pelo ator durante os ensaios do longa ambientando no estilo "Velho Oeste" e gravado nos Estados Unidos.
"Ela era minha amiga", disse o ator, aparentemente abatido e tenso, em conversa com um grupo de paparazzi, que ocorreu à beira de uma estrada da cidade Manchester, no estado de Vermont, no nordeste dos Estados Unidos, segundo informações do site TMZ. Acompanhado pela esposa, Hilaria, ainda explicou que não está autorizado a fazer comentários sobre o incidente por estar em investigação policial.
"No dia em que cheguei a Santa Fé e comecei a filmar, eu a levei para jantar junto com Joel (Souza), o diretor. Nós éramos uma equipe muito, muito azeitada rodando um filme, e então aconteceu essa coisa horrível", completou ele, citando o diretor do longa, que também foi ferido pelo disparo.
Alec Baldwin também falou sobre as campanhas que pedem maior segurança nas gravações com cenas de armas, além de regras mais rígidas. "Um esforço contínuo para limitar o uso de armas de fogo em sets de filmagem é algo em que estou extremamente interessado", disse.
"Não sou um especialista nessa área. Portanto, qualquer que seja a decisão a respeito do melhor caminho a seguir, em termos de garantir a segurança das pessoas nos sets de filmagem, sou totalmente a favor e cooperarei com isso de todas as maneiras que puder" disse o ator, que ainda ainda pôs em xeque que a produção do filme "Rust" possa recomeçar.
Investigação
Em depoimento à polícia, o diretor assistente do filme 'Rust', Dave Halls confessou que não fez a inspeção completa da arma que entregou a Alec Baldwin, segundo informações do 'The New York Times'. Dave ainda relatou que a armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed, entregou a arma aberta para que ele a inspecionasse, mas admite não ter checado todos os cartuchos. "Ele avisou que deveria ter checado todas elas, mas não checou, e não conseguia se lembrar se ele girou o tambor da arma", diz o registro do depoimento.
Na última quarta-feira, o xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, e a promotora Mary Carmack-Altwies, deram uma entrevista coletiva sobre o casoe confirmaram que o ator usava uma arma carregada com munição real que não deveria estar no set. Na coletiva, Adan também informou que os investigadores recuperaram um projétil de chumbo que pode ter sido disparado da arma usada pelo ator Alec Baldwin.