Raça Negra 40 anos de históriaRenato Pizzutto / TV Globo
Originado a partir do samba, que ganhava cada vez mais popularidade, o grupo da Zona Leste de São Paulo foi encaixando a sua maneira de colocar composições carregadas de romantismo em harmonia com os sons de instrumentos como surdo e pandeiro.
“Acho que é um som próprio. Eu não sei o que é ‘Raça Negra’, só sei que pegamos a música e tocamos do nosso jeito, no nosso ritmo”, revela Luiz Carlos, vocalista, em entrevista concedida a Pedro Bial no ‘Som Brasil’ que vai ao ar após a novela ‘Renascer’.
O programa vai mostrar histórias que traduzem seu sucesso, como um show em São Paulo, em 1995, no Vale do Anhangabaú, que reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas, e a entrada da música ‘Tarde Demais’ no Guinness Book daquele mesmo ano por tocar, num único dia, seiscentas vezes nas rádios. O ‘Raça Negra’ inspirou gerações seguintes de músicos e grupos do mesmo estilo, transformando a cena.
Luiz Carlos se senta com Pedro Bial para uma conversa solta em que é possível conhecer detalhes nunca contados dessa carreira. O vocalista recorda a infância, o trabalho anterior à música, num jornal, e, finalmente, o surgimento do ‘Raça Negra’.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.