Cacau Protásio contratou stylist para renovar seu guarda-roupa

 - Janderson Pires
Cacau Protásio contratou stylist para renovar seu guarda-roupa Janderson Pires
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Ela sabe fazer rir e sabe viver. Intensamente. Cacau Protásio começou 2018 fazendo o que mais gosta (e muito): trabalhando. "É muito bom fazer tudo ao mesmo tempo e fazer o que se gosta. Nesse momento de crise, é um privilégio", diz.

Cacau leva esse 'privilégio' a sério: lança nos cinemas a comédia 'Os Farofeiros', dia 8 de março, grava a nova temporada de 'Mister Brau', na Globo, como Carmo, mãe da personagem vivida pela cantora Lellêzinha. Além disso, continua sua turnê pelo Brasil com a peça 'Deu a Louca na Branca de Neve', e vive a hilária Terezinha no humorístico 'Vai que Cola', em sua sexta temporada.

"Não sei como consigo, mas dou conta de fazer vários trabalhos ao mesmo tempo. Quando vejo, já topei e estou fazendo", revela. "Respiro trabalho, ele ocupa um espaço imenso na minha vida. Desaprendi a ter férias, lazer", confessa. "Na verdade, até quando tiro folga preciso de um roteiro", brinca.

Nascida na cidade de Campos dos Goytacazes e moradora da Tijuca, Cacau salienta que o planejamento guia suas conquistas. "Tenho planilha no quarto com o que desejo fazer na vida. Tento fazer tudo que surge, me coloco disponível. Sempre tive esse OK pra vida. Me permito, me jogo. Só não vou para o que não acredito".

DESPERTAR FASHION

Neste ensaio, a atriz posou para as lentes do marido, o fotógrafo Janderson Pires, com quem está casada desde 2015. E admite que o exercício de ser fotografada vem mudando sua relação com a imagem. "Ele pega muito no meu pé, no sentido de eu me cuidar, investir em mim. Se eu pudesse, saía de baby-doll e chinelo na rua", conta.

Cacau diz que também estreitou sua relação com a moda. "Depois do 'Gostosas, Lindas & Sexies'(2017), despertei para a moda. A figurinista do filme me propôs muita coisa, e experimentei. Olhava no espelho e via essa mulher bonita aqui", diverte-se.

"Tenho postado no instagram a hashtag #desperteipramoda. É uma delícia. Contratei um stylist, estou refazendo meu guarda roupa. Não precisa ter dinheiro para se vestir bem. Não gasto meu dinheiro com marca, já não tive dinheiro pra passagem", completa ela, que tem mais de um milhão de seguidores.

"Descobri que vale a pena ter menos peças, mas de qualidade. A moda pode ser um caminho de expressão. Ainda não sei qual meu estilo. Estou num momento de descoberta. Ontem mesmo, a Taís Araújo me mostrou umas estampas africanas lindas e me identifiquei".

AUTOESTIMA & BELEZA

Ela acha graça da história de que foi uma fala de sua personagem Terezinha, do 'Vai que Cola', que deu origem ao sobrenome artístico da funkeira Jojo Todynho. "Adorei. Sigo, admiro a Jojo. Menina nova e empreendedora, inteligente. Se as pessoas parassem um pouco de criticar e fossem trabalhar em algo que gostam, com dedicação, o mundo estaria melhor".

Cacau fala também da importância da autoestima para a felicidade. "Me acho linda gorda. Acho o rosto bonito, o corpo. Mas comecei a cuidar mais da alimentação e pensar em emagrecer, quando comecei a sentir dores no joelho. É saúde", divide. "Não deixo de comer, só não como mais esganadamente. Aprendi a me alimentar melhor, experimento, provo coisas novas. Não levo a ansiedade para a comida".

E aproveita para dar seu recado:

"Uma mulher bonita é aquela que se ama e se realiza no que faz. Acorde todo dia, olhe para o espelho e diga: 'Sou linda, sou feliz e sou amada'. Repito isso pra mim diariamente. Funciona, viu?"

RESPEITO À DIVERSIDADE

Em 2014, Cacau e as atrizes Mariana Xavier, Fabiana Karla e Simone Gutierrez, fizeram um ensaio de biquíni na praia, encorajando outras mulheres que estão fora do padrão de magreza estabelecido por aí. O projeto virou livro e filme ('Gostosas, Lindas & Sexies'), e foi um divisor de águas na vida dela. "Isso mudou nossa vida. Somos quatro mulheres gordas, com varias experiências de vida. Quer dizer, não somos mais quatro, somos três, Simone hoje veste 36", faz graça. "Hoje, me amo mais, acredito mais em mim. Quando alguém me diz não, recebo e vou atrás de outra coisa até conseguir".

E faz um alerta: "Gordofobia ainda existe. Ainda existe preconceito, dificuldade em respeitar o que é diferente no outro. Acho importante usar a visibilidade para dar voz às pessoas. Quando falo contra algum tipo de preconceito, alguma sensação vou tocar em quem lê, mesmo que seja raiva. Vai fazer refletir de alguma forma".

FUTURO

Aos 42 anos, Cacau revela não ter pressa para a maternidade, embora seja um desejo. "Entregamos a Deus, mas não deixamos de trabalhar", diz ela, às gargalhadas. "Tenho muita fé e peço que aconteça o melhor, na hora certa. E agora é um momento de muito trabalho".

Com orgulho da sua trajetória, ela sonha com muito mais. "Sou de família pobre. Não estou rica, mas vou ficar. Tudo que faço hoje, digo para eles que podem fazer também. Minha irmã abriu mão da faculdade de fisioterapia na época para que eu fizesse teatro", lembra.

"Tudo na minha vida acontece muito do tipo, quando vejo, foi. Via TV quando pequena e me imaginava dentro. Estava fazendo faculdade de pedagogia e saí da aula de repente, me deu um clique. Fui ser atriz. Mas não sabia que ia ser atriz de comédia, fui descobrindo. Sou tímida, acredite, mas sempre tive humor na vida", garante.

A atriz revela seus desejos para este ano: "Espero que eu consiga continuar levando para as pessoas o que Deus me mandou trazer na terra: a alegria. Quando ouço uma gargalhada na plateia, sempre agradeço a Deus".

Você pode gostar
Comentários