Sono do bebê - coluna Aventuras Maternas  - Adriana Maciel
Sono do bebê - coluna Aventuras Maternas Adriana Maciel
Por Aventuras maternas

Rio - Adultos, normalmente, possuem uma rotina diária bastante definida: acordam, fazem diversas tarefas ao longo do dia, e à noite dormem quase sempre no mesmo horário. Não importa se acordam em alguns dias mais cedo ou mais tarde, o sono, habitualmente, aparece no mesmo horário todos os dias. Mas com crianças, especialmente com os bebês, não é assim. E é preciso ficar atento a isso.

Dormir bem é fundamental. Quando os pequenos têm boas horas de sono, o desenvolvimento intelectual e físico tende a ser melhor. Segundo a National Sleep Foundation, ter hora para dormir deve ser levado tão a sério quanto uma boa alimentação e higiene, já que é no período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.

Em outro estudo, dessa vez realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono em parceria com pediatras, é verificado que dormir pelo tempo recomendado pode ser associado à melhora da atenção, da memória, do comportamento, da aprendizagem e do controle emocional. Evidentemente que esse tempo de sono varia de acordo com a idade de 0 a 3 meses, deve dormir entre 14h e 17h por dia; dos 4 aos 11 meses, de 12h a 15h; entre 1 e 2 anos, de 9h a 16h; já dos 3 aos 5 anos, de 10h a 13h; e entre 6 e 13 anos, de 9h a 11h.

Mas como fazer para incluir uma rotina de sono na vidas dos filhos? A seguir, a especialista Raphaela Lott, da Sono de Lord, dá 10 dicas para melhorar o sono do seu bebê:

1) Mantenha o ambiente calmo e em temperatura por volta de 23 graus;

2) Alimente bem o bebê uma hora antes de dormir;

3) Tenha um horário fixo de brincadeiras todos os dias;

4) Crie um ritual de sono diário: comer, relaxar e dormir, por exemplo;

5) Mantenha brincadeiras de alta conexão com os pais;

6) Tenha uma rotina de passeios;

7) Mantenha o quarto escurecido;

8) Evite uso de eletrônicos próximo a hora de dormir;

9) Tenha um objeto de apego para dormir junto;

10) Evite doces e cafeína para mães que amamentam e para crianças maiores.

Você pode gostar
Comentários