São 19 anos de trajetória, mas Rafaela Mandelli parece não ter visto o tempo passar. "Comecei em 1999. É, já passou um tempinho, faz a conta", diverte-se.
No ar como a psiquiatra Helen de 'O Tempo Não Para', após dez anos sem atuar na Globo, a atriz voltou com a mesma alegria de quem estreou na emissora (foi em 'Andando nas Nuvens', justamente em 1999). "Essa volta está sendo ótima. Fiz muita coisa e tudo contribui para a atriz que sou hoje. Foram vários trabalhos na Record e quatro temporadas da série 'O Negócio' na HBO", lembra. "Todos foram aprendizados importantes, são sempre um desafio".
DIVERSIDADE DE PAPÉIS
Com a novela das 19h entrando na reta final (termina em janeiro), Rafaela confessa não saber o destino da personagem, mas vibra por vir recebendo papéis em gêneros tão diferentes nos últimos tempos: está em cartaz com a cinebiografia 'Legalize Já', sobre a amizade do músico Skunk com Marcelo D2 que deu origem ao Planet Hemp. Também filmou 'A Divisão', um longa sobre a Divisão Antissequestro na década de 1990. "Faço uma advogada de caráter duvidoso. Também vai virar série".
Além disso, ela se prepara para a estreia nacional do longa 'Intimidade Entre Estranhos', de José Alvarenga Jr, que protagoniza. "O desafio é tentar mostrar diferenças nas interpretações", comenta. "A Maria, minha personagem em 'Intimidade', por exemplo, é intensa, visceral, impulsiva. Bem diferente da Karin, que fiz por quatro anos em 'O Negócio' e que era mais fria e calculista".
Ainda sobre o longa de José Alvarenga Jr, que entra em cartaz no próximo dia 13, ela observa: "É um filme de complexidades de relações humanas. O Alvarenga confiou em mim, e como era um filme de elenco pequeno, acompanhou muito de perto, deu abertura para trocarmos muito. Ele mudou a minha visão de diretor de ator, só posso agradecer".
LINDA E LOURA
Prestes a completar 40 anos, ela garante que a palavra 'crise' passa longe. "Me sinto muito bem com a passagem do tempo. Está de boa a chegada dos 40. Estou numa fase boa de aceitação, que tudo vai ficar diferente de quando era mais nova. Não me assusta envelhecer, isso te dá as rédeas das decisões. E o estético para mim ainda não é uma questão", garante a atriz, que está linda e ficou loura para o papel na trama das 19h.
"O que me assusta é a velocidade do tempo. Minha filha vai fazer 14 anos este mês. Penso: 'Não dá para diminuir a velocidade do tempo passando?", diz, sobre Catarina, de sua união com Marcelo Serrado. Aliás, ela revela que a relação com o ator é a melhor possível. "É de confiança mútua, para criação e bem-estar da Catarina. Isso é fundamental", assegura.
Depois de Serrado, ela casou com Mauro Lima. "Hoje, ele e Aline (Moraes, que é casada com o cineasta) são dois amigos da vida. Não concebo alguém ter passado pela sua vida assim e você não ter uma boa relação", diz.
BEM RESOLVIDA
Rafaela está em uma ótima fase e de bem com o que vê no espelho. A atriz diz que colhe hoje os hábitos de uma vida. "Eu me cuido, sempre me cuidei, me exercito e cuido da alimentação. Corro, porque é uma terapia", conta. "E também faço psicanálise há anos. Estou parada há um ano, mas acho importante".
Discreta, Rafaela não fala da atual relação, mas admite que está namorando. E conta seus planos para a virada do ano: "Vou passar gravando. O grande barato desta profissão é o ofício, é estar fazendo, então tudo ótimo!".