A importância de acreditar

Por

Hello Noel - coluna Aventuras Maternas -

Quem tem filhos, sabe: um dos momentos mais aguardados do ano é a chegada do Papai Noel na noite de Natal. Com presentes ou não, imaginar o Bom Velhinho de roupa vermelha voando com renas e trenó faz parte das melhores lembranças da infância. E mesmo sabendo que chegará o dia em que descobrirão a verdade, a magia faz parte dessa fase da vida.

Segundo a psicóloga Olivia Klem Dias, a imaginação e a criatividade são essenciais para as crianças (não apenas com o Papai Noel, mas também com a Fada do Dente, o Coelhinho da Páscoa, entre tantas outras figuras da fantasia infantil). "A criança precisa ser estimulada pelos pais e os adultos ao redor a se engajar com os referidos personagens. É no reino da imaginação que elas resolvem seus conflitos, começam a compreender o mundo ao seu redor e lidam com as mais variadas experiências emocionais. A crença nos personagens mágicos e outras criaturas do reino da imaginação preserva e amplia o universo da criança", explica.

Mas até que idade essa "crença" deve ser preservada para não atrapalhar as relações sociais? Para a também psicóloga Erica Rejane, não existe uma idade certa para que a criança tome consciência. "A curiosidade e o questionamento devem partir dos pequenos. Com o avanço do pensamento lógico, que ocorre entre os 7 e 11 anos, a criança começa a racionalizar sobre a existência real desses personagens, começa a entender e separar o mundo real da fantasia", explica. Ela esclarece que é importante que os pais aguardem que esse questionamento surja de forma espontânea e, quando acontecer, que expliquem a origem do personagem. "Os pais não precisam esclarecer algo se ainda não foram questionados. É importante que incentivem o imaginário da criança", complementa.

E para quem quer estimular a interação com o Papai Noel, uma boa dica além das tradicionais fotos em shoppings é o vídeo personalizado em que Papai Noel conversa com a criança. Realizado pelo site Hello Noel em parceria com o Clubinho de Ofertas, os pais podem escolher 5 histórias e passar informações sobre as crianças, usando o cupom de desconto de 20%, 'Clubinho de Ofertas'.

Comentários

Últimas de DMulher