Luisa Mell - Gustavo Arrais
Luisa MellGustavo Arrais
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Citando o trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, que além de poeta era defensor dos animais, 'Conversa com o Santo', no qual ele fala das "(…) infinitas coleções de animais que sofrem em todos os lugares da terra/ e não podem dizer que sofrem, e por isto sofrem duas vezes…", o D Mulher abre sua nova fase, agora aos domingos, com uma convidada que dedica os últimos anos a dar voz aos animais e suas causas. Luisa Mell trabalha incansavelmente, com energia, resistência e paixão.

"Os animais são minha missão de vida. Acredito que estou aqui para mudar a triste realidade em que muitos estão submetidos. A gente vem de uma cultura que diz que eles estão aqui para servir e entreter", lamenta. "Não é que me preocupo mais com os bichos do que com as pessoas. Gosto dos animais e das pessoas. Quero dar voz a eles, e esse trabalho me faz melhor com as pessoas também. Despertou minha compaixão, que tem de se estender a todos os seres vivos".

Luisa Mell - Gustavo Arrais

A convite do caderno, a ativista e apresentadora posou com exclusividade para as lentes de Gustavo Arrais, em São Paulo, e dividiu o protagonismo desta capa com as filhas caninas do fotógrafo: Cher, uma charmosa Pug, de 1 ano, e Lola, de 9, sem raça definida e toda linda.

"Fiquei apaixonada por elas! É bom ver animais bem tratados, com uma vida boa. Fiquei feliz com o convite. As duas devem estar acostumadas a modelar, já chegaram e posaram", diverte-se.

Luisa Mell - Gustavo Arrais

A dor deles

A rotina de ativismo da paulista é intensa e inclui engajamento, batalhas, muitos 'nãos' e algumas vitórias. Além de doações e campanhas de conscientização para a causa, também soma forças com outros defensores, como no caso da aprovação pelo Senado do projeto de lei (PLS 470) que propõe aumentar a pena para quem pratica maus-tratos a animais e estabelecer multa a estabelecimentos comerciais que concorram para a prática.

"Agora foi para a Câmara, ainda não passou", esclarece. "Quem ajudou muito foi a Paula Lavigne, que organizou algumas atrizes que foram junto para Brasília, como Paolla Oliveira, Laura Neiva e Nathalia Dill".

Luisa afirma que é preciso mudar a visão cultural da relação com os animais. "Crescemos ouvindo: 'Gosta de bicho? Vai no circo, no zoológico, no SeaWorld. Aí pergunto: que direito você tem de pegar um animal que vive no oceano, por exemplo, e colocá-lo para ficar fazendo show?'"

Luisa Mell - Gustavo Arrais

E ela fala sobre as demandas que encontra na sua rotina. "Tem a questão do abandono, gente que descarta seu animal. É um ser vivo, tem sentimentos, amam incondicionalmente. E tem a parte que convivo no dia a dia com os maus-tratos. Já vi muita coisa triste, horrível, mas nunca me acostumo e não tenho que me acostumar".

Atuação

Dentro do trabalho de campo no resgate de bichos em situações de vulnerabilidade, ela tem sua atuação no Instituto Luisa Mell, que hoje ampara cerca de 400 animais, entre cavalos, cachorros e gatos. "Tem muito trabalho pela frente. Eles ainda são vistos como coisas, mas estamos entrando numa nova era", diz.

"Trabalhamos muito, há muitas pessoas e Ongs trabalhando, e sei que isso está se transformando. Ao mesmo tempo, me desespero, porque ainda falta velocidade para quem tem dor, está sendo explorado. A maioria das pessoas não tem a real noção do nível de crueldade que muitos animais são submetidos", reflete a mãe de Enzo, de 4 anos, e dos caninos Mel e Pinguinha.

Recentemente, a ativista postou em seu Instagram, que conta com mais de 2 milhões de seguidores, que o Instituto realizou o maior resgate de sua história e estava precisando de mais doações.

"Eles vieram muito doentes. O gasto é alto, e nasceram mais um monte", conta a apresentadora. "O trabalho não para. Acham que consigo muita coisa, mas me reúno com Deus e o mundo. Se conseguisse tudo que tento... Recebo muitos nãos. Mas vale a pena. Lido com a vida e a morte. Por isso, aguento firme", diz.

Luisa conquistou muitos apoiadores, mas revela que também já foi alvo de ameaças por sua militância. "Foram muitas. Até da mulher de um pecuarista, quando abordei a história da carga viva. Xingam, ameaçam. Sabemos que o Brasil é o país que mais mata ativistas, principalmente de causa animal e ambiental", expõe. "Sinto medo, claro. Mas acredito muito em missão de vida. Tenho fé, rezo".

Canal de mudanças

A apresentadora comemora a voz nas redes e revela que se prepara para lançar seu canal e o segundo livro. "Tiraram meu microfone na TV, mas me deram a internet e posso atingir mais pessoas. Demorei, mas quando comecei a entender isso, tudo mudou. Encontrei um novo caminho pra continuar minha luta", garante ela, que ano passado foi demitida da Band antes mesmo de estrear. "As emissoras não queriam me dar espaço, mas o público queria me ouvir. Eu queria salvar os animais e fui para a internet".

Em seu canal, que deve ser lançado até março, entre os assuntos abordados estão esclarecimentos sobre o veganismo — movimento a respeito dos direitos animais, que por questões éticas é contra a exploração deles e de tudo que envolva o seu sofrimento, inclusive retirando carne de origem animal da alimentação.

Luisa Mell - Gustavo Arrais

"Meu compromisso este ano é me comunicar melhor, explicar tudo que sei para atingir mais pessoas. Sou vegana há cinco anos, e meu filho desde a barriga", conta. "Ele não come carne, mas dei a opção. Se ele quiser, vai comer, afinal é outro indivíduo. Só divido com ele o que penso e as informações sobre o assunto".

Luisa se enche de orgulho. "Enzo é superativista. A professora dele na escola virou vegana há pouco tempo. Ela disse que ele a transformou com as conversas que levava para a aula", conta.

Como deseja estreitar ainda mais a comunicação com o público este ano, ela quer multiplicar conhecimento. "Sou finita, vou morrer um dia. Mas quando você inspira pessoas, a missão continua", analisa a apresentadora. "Me encontrei. Meu trabalho me dá coisas que o dinheiro não paga. Me emociono mesmo. Acredito na mudança desta realidade", diz.

Para abraçar a causa

- Abrigo João Rosa

https://www.facebook.com/abrigo.joaorosa.5/

Instagram: https://www.instagram.com/abrigojoaorosa/

- Associação Quatro Patinhas

https://www.facebook.com/quatropatinhas/

Instagram: https://www.instagram.com/4patinhas/

- Centro de Reabilitação Pata Amiga

https://www.facebook.com/crpataamiga/

Instagram: https://www.instagram.com/crpataamiga/

- Fazenda Modelo

https://www.facebook.com/subemoficial/

Instagram:@subemoficial

- ONG Projeto Toca do Bicho

https://www.facebook.com/tocadobichoprotecaoanimal/

Instagram: @projetotocadobicho

- Paraíso dos Focinhos

https://www.facebook.com/oscipparaisodosfocinhos/

Instagram: @ongparaisodosfocinhos

- Peludos de Rua

https://www.facebook.com/peludosderua/

Instagram: https://www.instagram.com/peludos_de_rua/

- Suipa

https://www.facebook.com/Suipabr/

Instagram: https://www.instagram.com/suipa/

- Hospedagem Cantinho Cão Feliz

https://www.facebook.com/lorena.lemos.56

Você pode gostar
Comentários