Flavia Alessandra - Dessa Pires
Flavia AlessandraDessa Pires
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Linda e bem-sucedida aos 44 anos, Flávia Alessandra está com tudo. A atriz celebra 30 anos de carreira este ano e brilha como um dos destaques em 'O Sétimo Guardião'. Na trama das 21h, ela vive a encantadora Rita de Cássia, esposa do delegado Joubert (Milhem Cortaz), que vive à flor da pele e sonha em ser uma estrela de TV e cinema. Além disso, segura e empoderada, Rita se joga nas fantasias sexuais do marido e nas suas. "Ela é uma figura, mais impetuosa.

É um lado muito natural para ela, não é forçado, simplesmente faz parte de quem ela é. Ela tem um espírito mais livre, descontraído. Acho que tenho tirado isso mais dela. E ela também tem uma determinação interessante", diz a atriz. "Acho importante para o casal estar sempre em sintonia, faz parte do relacionamento e o deixa mais saudável. Nesse ponto, o relacionamento da Rita com o Joubert é ótimo, eles se entendem dentro das próprias fantasias".

Paixão por vocação

Flávia nasceu em Arraial do Cabo, cidadezinha do litoral do Rio, e sempre quis ser atriz. Estreou na TV após vencer o concurso do 'Domingão do Faustão' e participar de 'Top Model' (1989). Rita também é de uma pequena cidade e luta para realizar seus sonhos. Será que esse histórico também não a aproxima da personagem?

"Acho que até certo ponto, pelo menos na parte do sonho na carreira como atriz e querer fazer algo a respeito para conquistar isso. Mas as minhas motivações e formas de realizar isso foram diferentes das de Rita, que idealiza a fama, o holofote e a adoração que, para mim, são consequências da profissão", esclarece. "Tenho paixão mesmo pelo ofício, por toda essa entrega que temos como profissionais em viver e contar a história de outra pessoa, seja ela fictícia ou não. É uma profissão que me faz evoluir a cada papel. Abre os horizontes para questões que nunca tínhamos pensado antes. Fiz minha primeira novela com 15 anos, e a partir de então tive a certeza de que queria fazer isso para o resto da minha vida".

Balanço positivo

Para a atriz, a experiência só trouxe ganhos. "Nesse tempo todo como atriz, eu evoluí bastante como pessoa e como profissional. Hoje, estou mais segura do que quero, dos meus sonhos e de como conquistá-los. É algo que só a experiência traz e, junto com isso, vem uma tranquilidade maior para arriscar em novos projetos, tanto dentro como fora da televisão, como os empreendimentos que tenho, por exemplo", constata a loura, que é proprietária com os pais de uma pousada em Arraial do Cabo, tem uma linha de óculos e se tornou sócia de um salão de beleza com o amigo e hairstylist Marcos Proença.

Sem arrependimentos, ela se orgulha da trajetória. "Tudo serve de experiência para nós. Me orgulho do que consegui conquistar até hoje, de ser uma mulher independente e de fornecer estabilidade para a minha família. Passei por grandes personagens que me desafiaram, e esse é um dos motivos que me movem dentro da profissão. Fora que tenho um trabalho paralelo à carreira que me impulsiona, o trabalho que desenvolvo ao lado de organizações como a Brazil Foundation, da qual sou a embaixadora, e IKMR (I Know My Rights), de que sou conselheira, assim como o projeto Cidades Invisíveis. Com a voz que eu tenho, consigo dar luz para várias questões e isso me engrandece como pessoa, aprendo muito com eles", diz.

Mesmo com a carreira bem-sucedida, Flávia revela que já teve incertezas no caminho. "O meio artístico tem essa instabilidade. Em um momento, você está fazendo um trabalho atrás do outro e, depois, não tem nada. Não é fácil, e tive que aprender a lidar com isso. Hoje, não trocaria por nada, amo minha profissão e me sinto muito orgulhosa de poder viver dela. Não é algo fácil".

Maternidade

Mãe de Giulia, 18 anos, de sua união com Marcos Paulo (1992-2012), e de Olivia, 10, de seu casamento de 12 anos com Otaviano Costa, a atriz diz que está satisfeita e não pensa em aumentar a família. "Mas a gente nunca sabe, né?", se contradiz, com humor. E fala da maternidade.

"Sou muito tranquila com as meninas, mas firme quando preciso. Elas sabem que estarei ali por elas sempre que precisarem, mas acredito muito que devem voar com suas próprias asas, experimentar o mundo com os seus olhos. Tive muita sorte, pois ambas são muito boas e quase não tenho problemas com elas", conta.

A mais velha, Giulia, já segue os passos da mãe. Se preocupa?

"Tenho uma preocupação de mãe mesmo. Sei que é uma carreira desafiadora. E, como toda mãe, a gente não quer que nossos filhos passem por dificuldades, sejam elas quais forem. Mas a Giulia tem a cabeça no lugar e está estudando bastante para seguir nesse caminho. Então, fico mais segura de que o melhor está sendo feito".

E Olivia, dá indícios de ter puxado aos pais?

"Ela é bem mais espoleta. Está sempre em movimento, e acho que, por ter referências artísticas muito próximas a ela, acaba desenvolvendo, sim, algumas coisas. Tem uma imaginação muito ativa. Mas ela ainda é muito nova, não saberia dizer se é algo que ela vai querer fazer para a vida"

Vida saudável

No auge da maturidade e da beleza, ela atribui isso à escolha de uma vida saudável e leve. "É ter equilíbrio. Sempre tive uma vida muito ativa, de exercícios. Eles me fazem bem mentalmente. E isso acaba refletindo no corpo, assim como uma alimentação mais balanceada, também. Embora eu não tenha nenhum problema em extrapolar, se quiser", confessa. "É um combo. Acho importante, ainda que seja difícil, termos um tempo para nós, também. Separarmos um momento da nossa semana que seja e estar sozinha, ou fazer alguma atividade que nos estimule", completa a atriz, que em breve também poderá ser vista nos cinemas, na comédia 'O Amor Dá Trabalho'.

Pé no chão, a atriz está satisfeita com sua trajetória e os aprendizados de uma carreira batalhada. E aproveitamos para perguntar: o que a Flávia de 44 anos diria para a de 15? O que gostaria que tivessem dito quando você começou?

"Ai, que difícil! Acho que gostaria que tivessem me dito que tudo passa. E que o tempo resolve tudo. Quando começamos muito novas, as inseguranças da juventude acabam fazendo com que tudo pareça ser muito pior do que realmente é. Hoje, encaro de forma diferente. Sei que tudo se ajeita com o tempo e que tudo passa".

Você pode gostar
Comentários