Monique e Dóris Abrantes, mãe e filha, sócias de bufê - Divulgação
Monique e Dóris Abrantes, mãe e filha, sócias de bufêDivulgação
Por O Dia
Rio - A avó, dona Ivete Nahoum, era uma cozinheira de mão cheia e a mãe, Dóris Abrantes, uma apaixonada por sabores marcantes. A união desses fatores associados ao talento de Monique Abrantes na área de gestão fez a família investir na D.A Gastronomia, bufê que hoje é um dos mais renomados no cenário de eventos sociais do Rio. Trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana ao lado da mãe desde 2001, Monique garante que a relação entre elas é a melhor possível.
"Trabalhar com a minha mãe é ter por perto uma das pessoas que eu mais admiro na vida, tanto no lado pessoal como profissional. Uma pessoa aposentada que aos 45 anos decide começar do zero um negócio, empreender, aprender e envolver pessoas no seu sonho para concretizar seu objetivo. A nossa parceria é bem tranquila. Como ela começou o negócio, tem a experiência. Com a minha formação em marketing e vivência no meio empresarial, conseguimos ter um equilíbrio na empresa da experiência com a inovação", avalia Monique, que brinca ao citar um possível ponto negativo da convivência diária. "Somos empresárias 100% do tempo. A empresa faz parte da nossa vida, então, às vezes, nos pegamos falando de trabalho até nas festas de família".
Publicidade
Dóris e Monique: sócias de bufê. Monique no Japão (alto) e em Paris (abaixo). E a mãe em San Andres Island - Divulgação
E um dos segredos de Monique e Dóris para dar um diferencial ao bufê foi conhecer outros países, culturas e, claro, diversas culinárias. Na lista já são quase 30 destinos diferentes. "Já viajamos bastante. Em resumo, fomos para muitos países da Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia. Viajar é trocar a roupa da alma. Toda vez que estamos vivenciando outras culturas, hábitos, alimentação, temos a descoberta de nova realidade, experiências e sabores. Tanto que a gente quer trazer tudo para casa, e as histórias mais engraçadas das nossas viagens quase sempre têm relação com o excesso de bagagem", conta Dóris, aos risos.
Publicidade
Depois de conhecer tantos lugares, alguns conquistaram um espacinho especial nos corações das empreendedoras. "Sem dúvida o Japão. É como se nos transportasse para um nível de modernidade, organização e educação que parece quase uma realidade virtual. Já a culinária que mais nos encantou foi no Peru. Eles têm sabores muito interessantes. Uma gastronomia muito rica", conta Monique.
Já Dóris aproveita para entregar seu próximo destino. "Vou para a França passar 20 dias. Quero aproveitar para pesquisar um pouco mais neste país que é o berço da gastronomia".
Publicidade
De origem árabe, Monique lembra que a família sempre gostou de se reunir em volta de uma boa mesa. E isso também traduz um pouco do que é a D.A Gastronomia. "A nossa ideia é servir alegria através da comida, como a minha avó sempre fez quando cozinhava. E é esse o segredo do nosso sucesso: entregar ao cliente amor, dedicação e muita atenção", finaliza Monique.
 
Publicidade
 
 
Publicidade