Trabalho de Ana Paula Villar inspirado na Branca de Neve. Abaixo, a manicure com Alcione - Reprodução/Instagram/ANA PAULA VILLAR
Trabalho de Ana Paula Villar inspirado na Branca de Neve. Abaixo, a manicure com AlcioneReprodução/Instagram/ANA PAULA VILLAR
Por Juliana Pimenta

Ana Paula Villar é um sucesso nas redes sociais, mas ainda não se pode dizer que ela tem um rosto muito conhecido na internet. O que mais atrai os seus quase 240 mil seguidores à sua conta no Instagram (@colanavillar) e os 770 mil inscritos ao YouTube são as unhas. Villar é a responsável pelas unhas mais comentadas do Brasil há anos, as unhas da cantora Alcione.

"Eu sempre admirei e prestigiei o trabalho da Marrom, até que certo dia, comigo já atuando na profissão de manicure, eu fui chamada para o lançamento da linha de esmaltes da Alcione. A partir dali, tivemos nosso primeiro contato e, depois de uns anos, a própria Marrom me ligou querendo uma vaga na minha agenda. Me senti tremendamente lisonjeada com o convite e, claro, aceitei na mesma hora. Hoje agradeço a ela pelo reconhecimento e me sinto honrada por representar as manicures fazendo as unhas mais famosas da atualidade", comemora.

Ana Paula garante, no entanto, que a carreira que hoje lhe traz tanto sucesso surgiu ao acaso. "Eu comecei nesse ramo para ajudar uma amiga. Notei que ela tinha as unhas naturalmente muito bonitas e pensei em agradá-la. Como estávamos em época de Copa do mundo, coloquei umas flores, harmonizei com as cores do Brasil e no dia seguinte havia três pessoas na minha porta perguntando sobre a unha. De imediato, não pude recusar a procura e aos poucos transformei um bico em uma profissão sustentável que rendia frutos não só a mim, mas a toda minha família", relembra.

Tempo e cuidado

O trabalho, que pode até ser considerado uma obra de arte, envolve muita preparação na harmonização de cores e no estudo de temas. Além disso, o tempo gasto também deve ser levado em conta. "Cada desenho requer um tempo diferenciado. Em geral, para os mais simples levo em torno de 15 minutos por dedo decorado, como geralmente decoro mais em um dedo só, tenho um tempo médio de 30 minutos em cada decoração. Mas já desenhei personagens tão elaborados que só na arte levei mais de duas horas".

Apesar de investir muito no empenho das unhas longas e decoradas, a própria Ana Paula não faz tanto uso do próprio trabalho. "Eu uso alongamento de unhas num tamanho que me possibilite realizar minhas atividades. E como adoro um brilho, vivo de esmalte de glitter pra cima e pra baixo, com a agenda lotada de compromissos não sobra muito tempo pra enfeitar demais com decorações".

Mas a manicure defende que tudo é questão de gosto e hábito. "Em geral, as clientes do 'unhão', apesar de necessitarem de um cuidado redobrado, conseguem fazer qualquer coisa normalmente. Os alongamentos de unhas costumam se manter por 20 dias que é o prazo indicado para manutenção, isso me traz uma frequência quinzenal a cada cliente".

Segunda ela, os hábitos também variam de acordo com o lugar. "De tanto viajar para outros estados à trabalho, pude notar que as unhas decoradas tem uma demanda diferente em cada estado. Existem regiões e pessoas mais conservadoras que ainda optam pelas tradicionais francesinhas ou aquele bom esmalte nude. Em contrapartida, quando uma cliente gosta de ousar e ser extravagante, não importa a classe social e a profissão que ela exerça, o que vale é estar sempre lançando uma novidade e fazendo das unhas um acessório de moda e tendência", defende.

Sucesso nas redes, Ana Paula Villar conta que sempre foi popular no seu bairro e que espaço na sua agenda já era algo raro há anos. "Meu filho mais velho que estudava informática me abriu os olhos para a onda das redes sociais. A princípio criamos uma página no Facebook sem nenhuma pretensão de sucesso e ela estourou. Logo vieram os pedidos pelos tutoriais e nós resolvemos profissionalizar o mercado de unhas no Youtube".

Alcione e Ana Paula - Divulgação

A repercussão foi tão grande que a manicure pôde realizar o sonho de lançar sua própria linha de esmaltes. "Personificar uma marca que traz o meu nome, atender as expectativas de qualidade e consolidar o produto, distribuindo-o para todo o Brasil não é nada fácil, porém eu estou sempre antenada ao gosto popular e participo ativamente em cada etapa do desenvolvimento das coleções. Quero que o esmalte tenha não só o meu nome como também a minha cara que é a cara da manicure brasileira".

As Vilaretes, como são chamadas as fãs de Ana Paula, lotaram o evento de lançamento dos esmaltes no Mercadão de Madureira, na semana passada. "Impossível não me emocionar depois de tanto trabalho meu e da minha equipe. O objetivo maior foi atingido que era mostrar pro mundo que a manicure merece ser respeitada, valorizada e reconhecida como a profissional digna que é".

 

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