Zizi e Luiza Possi - Jorge Jreissati
Zizi e Luiza PossiJorge Jreissati
Por RICARDO SCHOTT

Quando Lucca, filho de Luiza Possi, vier ao mundo, vai encontrar um quarto decorado como se fosse uma floresta. Além de muito amor dos pais e da avó, a cantora Zizi Possi. Ele também chega num momento bastante especial e musical para mãe e filha: as duas iniciam turnê em dupla, que chega ao Teatro VillageMall nesta quinta-feira, dia 30.

Casada com o diretor Cris Gomes, Luiza nunca tinha sido mãe e tenta manter a serenidade. "Vivo umaansiedade querendo que Lucca venha, e ao mesmo tempo querendo que ele não saia nunca mais daqui de dentro", brinca ela, que está grávida de oito meses. "A expectativaé o mais complicado. É meuprimeiro filho, e eu não sou uma pessoa que tem muito contato com crianças.Estousem saber o que vai acontecer, mas gostando muito".

Luiza e Zizi aproveitam a ocasião para mexer no baú de lembranças e de convivência musical. "Estamos curtindo esse momento e criando memórias novas, porque a gente convive muito com os pais na infância, na adolescência... Depois, você acaba vendo mais todo mundo em almoço de família", conta Luiza. "A maternidade agora inaugura outro tempo e mais uma cumplicidade entre nós. Minhas lembranças são vivas e me acompanham todos os dias desde que ela nasceu. Agora, vivemos o tempo de criar outras lembranças nesse novo período de nossas vidas", completa Zizi. "A maternidade trouxe uma abertura maior em eu ter minha mãe como mãe. Me trouxe um carinho, um afeto maior", conta Luiza.

A cantora está preparada para apoiar a filha, mas feliz pelas escolhas de Luiza. "Ela é muito independente e será uma mãe prodigiosa", conta. "Luiza sempre demostrou, desde muito pequena, uma criatividade e objetividade enorme. Ela é extremamente sensível, absurdamente rápida e inteligente, e tem um bom gosto inovador e genuíno. Na boa, ela poderia ser tudo o que quisesse. Que bom que foi escolhida pela música. Isso nos torna mais cúmplices ainda", alegra-se.

No palco

A história do relacionamento entre mãe e filha vai aparecer no show, com direito a vídeo com transição cronológica das duas, além de muita conversa com o público sobre a vida em família. O repertório tem canções inéditas na voz de Zizi, como 'Paula e Bebeto' (Milton Nascimento e Caetano Veloso) e 'Força Estranha' (Caetano Veloso). Nessa música, avisam elas, é a hora de preparar os lenços, porque a emoção é forte. "É uma música muito impactante", diz Luiza. Os sucessos de ambas as cantoras perfazem uma grande parte do repertório.

O show foi uma obra realizada em dupla. "Criamos tudo juntas e isso foi incrível. Minha mãe cuida de todos os detalhes e dos arranjos. Isso foi muito enriquecedor, tanto para mim quanto para a minha banda", conta Luiza, que ficou com a parte mais pé no chão da empreitada. "Cuido da parte prática e da produção do show, e de como tudo vai acontecer: os contratos, a parte empresarial da história. Então, a gente se complementa", diz.

Zizi, por sinal, não é atriz, mas está de volta à telinha, já que 'Por Amor' está sendo reprisada na Globo — o tema 'Per Amore', de Ignacio Ballesteros e Mariella Nava, interpretado por ela, virou hit na época, e Zizi gravou dois discos em italiano, 'Per Amore' (1997) e 'Passione' (1998). Durante o período em que a trama foi ao ar, houve uma onda de interesse pela música italiana, com vários shows de artistas do país aqui no Brasil. Esse repertório aumentou o leque de fãs de Zizi e tem desdobramentos até hoje: recentemente a cantora se apresentou com o italiano Peppino di Capri, quando ele fez uma turnê por aqui.

Feliz por ver essa sua fase novamente na TV, Zizi? Ela diz que sim. "O bom de cantar músicas atemporais é que seja qual for a época, elas sempre terão o que dizer. Fico feliz quando olho para trás e vejo o caminho que trilhei. Agradeço a Deus por todas as oportunidades e pela musicalidade que veio comigo, no pacote", alegra-se.

Vai haver um "momento italiano" no show? Vai, inclusive em clima brincalhão, com temas tradicionais como 'Tarantella' e 'Mamma'. "Tem momentos delicados e de bom humor. Conversamos um pouco sobre a nossa relação com o público. As pessoas choram e riem no nosso show", conta Luiza.

Avó Zizi

Zizi Possi lembra que, antes de ter Luiza, sonhava bastante em ser mãe. "Aliás, desde criança eu sabia que minha vida só seria plena a partir do momento que eu tivesse meu primeiro filho", conta. E como vai a expectativa para ser avó? "Acredito que serei o brinquedo preferido do meu neto!", diz a cantora, rindo. "Com certeza, ele já é o meu! Acho que vou dar mais trabalho do que ele".

Você pode gostar
Comentários