Giovanna Coimbra, a Gabriela de 'Bom Sucesso', relembra passado no basquete e conta como virou atriz

Jovem espera que visibilidade do esporte na novela ajude a impulsionar basquete feminino

Por O Dia

Rio de Janeiro 07/11/2019 - A Atriz Giovanna Coimbra durante ensaio no Aterro. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia
Rio de Janeiro 07/11/2019 - A Atriz Giovanna Coimbra durante ensaio no Aterro. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia -
Rio - Pose de mulherão e jeitinho de menina. Com a maior facilidade, Giovanna Coimbra, a Gabriela de ‘Bom Sucesso’ transita pelos dois estilos. Vinda do mundo da moda e acostumada a fazer carão, a atriz mostra sua verdadeira personalidade quando para de driblar uma bola de basquete para soltar uma gargalhada. O amor pelo esporte, por sinal, não é coisa da ficção. A jovem de 20 anos explica que, nesse caso, foi a arte quem imitou a vida.

“Eu comecei a jogar basquete no colégio aos 10 anos. Um pouco depois, fui convidada a jogar profissionalmente pelo Botafogo, onde eu joguei dos 12 aos 15 anos. Eu respirava basquete nessa época. Treinava de segunda à sábado e domingo competia nos jogos”, conta a atriz ao revelar que era obrigação se dedicar igualmente aos estudos: “minha mãe ressaltava que a prioridade era conciliar com colégio, onde eu tinha bolsa de 100%”.

Mas para desespero da jovem atleta, a carreira acabou pouco depois de começar. “Quando cheguei aos 15, logo após ser campeã estadual na minha categoria, o clube acabou com o basquete feminino. E com isso eu me frustrei, porque eu tinha uma perspectiva de seguir carreira e chegar à seleção”, confessa a atriz que, na NBB, torce para o Flamengo e no campeonato americano de basquete, a NBA, destaca o Miami Heat, o Golden State Warriors e o Los Angeles Lakers como seus favoritos.

Transição de carreira

Mas, o que a atriz não sabia, é que a desistência forçada da carreira no esporte acabaria levando-a para o mundo da atuação. “Com tudo isso, fui me dedicar mais às outras áreas que também amava,com destaque pra parte da interpretação. Quando comecei a fazer aulas, vi que era mais sério do que eu imaginava, porque queria ficar horas no palco mesmo depois do término. Saía tão inspirada, que queria continuar a estudar e aprender mais sobre isso em casa. E, desde então, é o que tem me feito muito feliz”, conta a ex-jogadora de basquete que tem tido a sorte de interpretar uma esportista na TV.

“Como trabalho com uma personagem que respira basquete e o que ela mais ama fazer na vida é jogar, o basquete tem sido mais constante na minha vida do que antes de entrar na novela. Eu gravo cenas jogando, tenho falas sobre basquete, treino pras cenas de jogo! E quando não tenho gravação, eu sou coordenadora de um time de basquete feminino da faculdade e ainda vou nos jogos para disputar os campeonatos com elas quando consigo”, destaca a atriz que espera que, com a promoção do esporte na obra, a modalidade feminina tenha mais visibilidade e reconhecimento.

Em cena

Além das semelhanças em quadra, Giovanna e Gabriela dividem também o amor pela família. A atriz, inclusive, não poupa elogios quando fala da sua personagem. “Interpretar a Gabriela é maravilhoso. Ela tem uma personalidade tão inspiradora, porque é forte e persistente independente da quantidade de pedras que ela encontra no caminho. É uma personagem que a gente cria empatia até nos erros”, completa.

Outra vantagem da trama, segundo a atriz, é a relação leve com os colegas de elenco. “Os atores mais experientes são tão carinhosos e acolhedores que fica fácil fingir naturalidade. Contraceno com atores que eu já admirava o trabalho desde pequena, é uma honra! E a Grazi (Massafera) é uma mãe dentro e fora de cena. Além de humilde, ela é super carinhosa, engraçada e a gente se identifica muito no gosto pelos esportes”, conta aos risos, enquanto lembra da cena mais difícil feita na novela até agora.

Durante uma competição importante, Gabriela não aguenta ficar na arquibancada vendo seu time perder. Agoniada, a adolescente decide entrar em quadra e, para isso, corta os cabelos para se passar por menino. Giovanna revela os detalhes dos bastidores. “Foi uma cena tensa, porque não dava espaço para erros e só poderia ser feita em um take. Era eu mesma cortando o meu cabelo, então exigia uma atenção e uma concentração muito grande. Para a personagem, além de estar abrindo mão de ‘uma parte de si’ em prol do basquete, ela também estava em um lugar de representatividade de tantas meninas que tem o mesmo sonho”, reflete.

Fama X Vida normal

Apesar de estar no ar em uma das novelas com maior audiência da TV, Giovanna demora a reconhecer os efeitos da fama. “Eu acho que, no meu subconsciente, ainda não tenho nítido isso de ser famosa. Acho que é porque me vejo como uma pessoa que ama muito o que faz e que está nessa crescente em aprendizado como em qualquer carreira, só que, na verdade ,alcança um público maior do que as outras profissões”, conta a atriz que, adora receber o carinho dos fãs nas ruas.

“É o mais gostoso! É muito especial receber esse carinho e reconhecimento do público. E são sempre abordagens carinhosas: ou elogiando o meu trabalho ou falando sobre a trama. Eu adoro ouvir esses feedbacks e as opiniões das pessoas. E é muito legal ver o quanto estão se identificando com a minha personagem”, comemora a atriz, que facilita bem o trabalho dos fãs andando de metrô e levando uma vida bem simples.

Aliás, é comum ver a atriz andando pelos arredores do Maracanã. Isso porque Giovanna é aluna do 4° período de Engenharia Civil da UERJ. “Sempre tive muita facilidade com matemática e cálculo e esse foi um dos motivos de eu ter escolhido engenharia na época”, destaca a atriz que já escolheu o espaço do curso no seu futuro. “Se antes já era uma dúvida pra mim, hoje eu tenho certeza que não seguiria isso como carreira. Amo ser atriz e pretendo me aprofundar cada vez mais nessa área! Mas, de qualquer forma, acredito que tudo que vivemos acrescenta na nossa experiência atual e aprendi muita coisa legal enquanto estudante de engenharia”, defende.

Cuidados de Beleza

Miss Teen Rio de Janeiro em 2016, Giovanna exalta a chance de andar um pouco menos produzida por conta da nova personagem. "De modo geral, sou vaidosa, mas confesso que para o dia-a-dia amo ser mais básica", conta.

Por isso, os cuidados da atriz agora se resumem à hidratação e filtro solar no rosto todos os dias. "Se me perguntassem isso há 3 anos, eu teria uma lista de coisas que anotava pros concursos. Mas hoje acho que a melhor dica é investir numa beleza de dentro pra fora. Em todos os sentidos: se alimentar bem, fazer exercícios e coisas que te dão alegria. Acho que é mais eficaz! Felizes ficamos mais bonitos, já dizia eu mesma", brinca Giovanna.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários