Rio - A pele negra possui peculiaridades e com isso requer cuidados específicos. "Apesar de a pele negra possuir o mesmo número de melanócitos do que a pele branca, ela possui uma quantidade de melanina bem maior, o que acaba lhe conferindo certo fator de proteção solar a mais. Mas não pense que ela não precisa de filtro solar", explica a doutora Tathiana Antony, responsável pela Clínica Renewmed", completa a profissional.
A dermatologista conta ainda que a pele negra pode ser bem sensível e tem mais perda de água do que a pele branca, sem contar que ainda descama mais. Em contrapartida, a pele é mais firma e elástica, com fibroblastos maiores e colágeno de excelente qualidade, conferindo menos rugas e menos flacidez. "Outro dado que chama a atenção é a diferença da pele do rosto para a do corpo. Nos negros é comum verificar ressecamento no corpo e oleosidade na face. Justificando o uso de hidratantes corporais diferentes dos faciais que devem ser específicos para peles oleosas", ressalta.
Por ter uma maior quantidade de melanina, é muito comum na pele negra a incidência de manchas e melasmas, seja por algum tipo de trauma ou lesão, como acne e picada de inseto, entre outros. "Para todas essas alterações são necessárias medidas de proteção solar a cada três horas e uso de antioxidantes como a vitamina C e despigmentantes que são associados e podem ser manipulados ou da indústria. Sempre prescritos pelo médico", ressalta a médica dermatologista.