Veja dicas para cuidar da pele negra

Dermatologista ensina como manter o órgão hidratado e protegido

Por Gabriel Sobreira

Cuidados com a pele negra
Cuidados com a pele negra -

Rio - A pele negra possui peculiaridades e com isso requer cuidados específicos. "Apesar de a pele negra possuir o mesmo número de melanócitos do que a pele branca, ela possui uma quantidade de melanina bem maior, o que acaba lhe conferindo certo fator de proteção solar a mais. Mas não pense que ela não precisa de filtro solar", explica a doutora Tathiana Antony, responsável pela Clínica Renewmed", completa a profissional.

A dermatologista conta ainda que a pele negra pode ser bem sensível e tem mais perda de água do que a pele branca, sem contar que ainda descama mais. Em contrapartida, a pele é mais firma e elástica, com fibroblastos maiores e colágeno de excelente qualidade, conferindo menos rugas e menos flacidez. "Outro dado que chama a atenção é a diferença da pele do rosto para a do corpo. Nos negros é comum verificar ressecamento no corpo e oleosidade na face. Justificando o uso de hidratantes corporais diferentes dos faciais que devem ser específicos para peles oleosas", ressalta.

Por ter uma maior quantidade de melanina, é muito comum na pele negra a incidência de manchas e melasmas, seja por algum tipo de trauma ou lesão, como acne e picada de inseto, entre outros. "Para todas essas alterações são necessárias medidas de proteção solar a cada três horas e uso de antioxidantes como a vitamina C e despigmentantes que são associados e podem ser manipulados ou da indústria. Sempre prescritos pelo médico", ressalta a médica dermatologista.

 

Proteção com hidratantes, máscaras e filtros

1 Os melhores hidratantes faciais para peles negras são os livres de óleo. E em conjunto com uma vitamina C fazem uma dupla ideal;

2 Também são bem-vindas máscaras de argila e de carvão, além da máscara de café. Com relação as máscaras de argila, que são as mais recomendadas no cuidado com a pele negra que hidrata e clareia, tem máscaras de argila branca, verde e negra;

3 Os filtros também devem ser oil-free e a (marca) Adcos tem excelentes opções de todas as tonalidades para se ajustar às peles negras, assim como a (marca) La Roche Posay que, além da cor dos filtros, tem os pigmentos 'color dose' para ajustar perfeitamente a cor;

4 Quanto aos tratamentos anti-idade, ácidos e despigmentantes sempre devem ser individualizados e prescritos pelo médico que está avaliando a pele.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Cuidados com a pele negra Divulgação
A modelo e atriz Stephanie Durval recebe uma máscara de argila branca fotos Divulgação

Comentários