Nadja Pessoa revela cuidados com os cabelos no verão - Paulo Edu / Divulgação
Nadja Pessoa revela cuidados com os cabelos no verãoPaulo Edu / Divulgação
Por Isabelle Rosa

Rio - Com a chegada do verão, uma preocupação já vem à mente da mulherada: o cuidado com os fios. É que não há cabelo que resista a combinação de sol, suor, praia e piscina. Nesta época, as madeixas acabam ficando mais ressecadas e com frizz (aqueles desagradáveis fios arrepiados). Mas nada de desespero! Para quem tem uma graninha a mais, vale a pena investir em produtos como um bom creme para hidratação e leave-in. Senão, há receitas caseiras para dar um trato no cabelo.

O cabeleireiro Victor Padilha, do Studio Nanno, dá dicas de como cuidar dos fios nesta época do ano. "A mulher quer o cabelo lindo sempre. Mas nem só de xampu e condicionador o fio vive. No caso da piscina, tem o cloro, que danifica bastante e resseca o cabelo. E no mar, tem a água salgada, que é o sulfato. E ele acaba também ressecando os cabelos. Para tratar, o principal é a hidratação. Mas, claro, existem outros procedimentos, como nutrição, restauração, reconstrução, umectação. O leave-in é um produto curinga tanto para a praia quanto para a piscina. E quando der, é bom lavar o cabelo com água doce e colocar o leave-in", explica Victor.

Segundo o profissional, fazer um tratamento em casa nos fios também ajuda. "O tratamento em casa é bom e funciona como paliativo. Mas é importante fazer um cronograma capilar. Uma semana usa uma máscara de hidratação e na outra, de nutrição, por exemplo. Isso o cabeleireiro pode até fazer melhor. Ele faz uma avaliação do fio e vê o que ele mais precisa", diz.

E no verão, as louras precisam tomar um cuidado especial. Elas são mais afetadas do que as morenas quando o assunto é a saúde dos fios. É o que afirma a dermatologista Tatiane Karraz, da clínica Harmonni. "Os cabelos mais claros têm pouca melanina, por isso são mais suscetíveis à exposição solar. Tente não descolorir os cabelos, uma vez que, quando descolorimos, perdemos a melanina, que é protetora! Mas no caso das louras, já consolidadas, as madeixas podem ficar ainda mais claras pela ação da água. O cloro e o sal do mar abrem a cutícula da fibra pelo pH elevado, deixando as madeixas sensíveis ao sol e à perda de pigmentação pelo ressecamento. O cabelo sofre oxidação, perde a cor, pode ficar puxado para o tom de verde, opaco e com as cutículas abertas", comenta.

Há vários bons produtos no mercado para deixar o cabelo impecável na estação mais quente do ano. Mas se a grana está curta, também há como deixar os fios sedosos e brilhosos. A dermatologista Tatiane Karraz dá dicas de receitinhas caseiras para deixar o cabelo lindo.

A apresentadora Nadja Pessoa é uma das adeptas dessas receitinhas. "Faço hidratação de 15 em 15 dias. Tenho os produtos certos para o meu cabelo. Mas como nem sempre tenho tempo para ir ao salão, também faço meus tratamentos em casa. As receitinhas caseiras são fáceis e ótimas para o cabelo. Não dispenso", diz Nadja. 

 

Hidratação com mel e banana
Publicidade
Para quem quer um cabelo hidratado e brilhoso, a dermatologista Tatiane Karraz dá uma receitinha poderosa. "Amasse uma banana bem madura e misture 1 colher de sobremesa de mel. É importante amassar bem. Inclusive, se for possível, passe no processador ou no liquidificador. Aplique a mistura nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue, retirando o excesso de hidratação com auxílio de um condicionador". 
Publicidade
Nutrição caseira com abacate
A dermatologista também destaca que o abacate é um bom aliado na nutrição do cabelo e ensina a seguinte receita: "Retire o caroço da fruta (abacate), amasse ela e coloque em um recipiente. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de mel. Misture de forma homogênea, aplique nas mechas após lavar com xampu, deixe agir por 20 minutos. E depois, use condicionador".
Publicidade
Para dimunuir o frizz
Publicidade
Segundo Tatiane Karraz, essa hidratação, além de fácil, ajuda a reduzir o frizz e deixa o cabelo macio como cetim. "Deixe o creme de leite e o leite de coco por 24 horas na geladeira antes de fazer a hidratação, para eles ficarem mais 'durinhos'. Misture três colheres de sopa de creme de leite integral, daqueles bem grossinhos, com 1 colher de leite de coco. Misture bem e aplique nos fios úmidos e limpos. Deixe agir por 20 minutos".
Você pode gostar
Comentários