Cabelos saudáveis no verão

Há produtos poderosos e receitas caseiras para deixar os fios lindos nesta época de calor

Por Isabelle Rosa

Nadja Pessoa revela cuidados com os cabelos no verão
Nadja Pessoa revela cuidados com os cabelos no verão -

Rio - Com a chegada do verão, uma preocupação já vem à mente da mulherada: o cuidado com os fios. É que não há cabelo que resista a combinação de sol, suor, praia e piscina. Nesta época, as madeixas acabam ficando mais ressecadas e com frizz (aqueles desagradáveis fios arrepiados). Mas nada de desespero! Para quem tem uma graninha a mais, vale a pena investir em produtos como um bom creme para hidratação e leave-in. Senão, há receitas caseiras para dar um trato no cabelo.

O cabeleireiro Victor Padilha, do Studio Nanno, dá dicas de como cuidar dos fios nesta época do ano. "A mulher quer o cabelo lindo sempre. Mas nem só de xampu e condicionador o fio vive. No caso da piscina, tem o cloro, que danifica bastante e resseca o cabelo. E no mar, tem a água salgada, que é o sulfato. E ele acaba também ressecando os cabelos. Para tratar, o principal é a hidratação. Mas, claro, existem outros procedimentos, como nutrição, restauração, reconstrução, umectação. O leave-in é um produto curinga tanto para a praia quanto para a piscina. E quando der, é bom lavar o cabelo com água doce e colocar o leave-in", explica Victor.

Segundo o profissional, fazer um tratamento em casa nos fios também ajuda. "O tratamento em casa é bom e funciona como paliativo. Mas é importante fazer um cronograma capilar. Uma semana usa uma máscara de hidratação e na outra, de nutrição, por exemplo. Isso o cabeleireiro pode até fazer melhor. Ele faz uma avaliação do fio e vê o que ele mais precisa", diz.

E no verão, as louras precisam tomar um cuidado especial. Elas são mais afetadas do que as morenas quando o assunto é a saúde dos fios. É o que afirma a dermatologista Tatiane Karraz, da clínica Harmonni. "Os cabelos mais claros têm pouca melanina, por isso são mais suscetíveis à exposição solar. Tente não descolorir os cabelos, uma vez que, quando descolorimos, perdemos a melanina, que é protetora! Mas no caso das louras, já consolidadas, as madeixas podem ficar ainda mais claras pela ação da água. O cloro e o sal do mar abrem a cutícula da fibra pelo pH elevado, deixando as madeixas sensíveis ao sol e à perda de pigmentação pelo ressecamento. O cabelo sofre oxidação, perde a cor, pode ficar puxado para o tom de verde, opaco e com as cutículas abertas", comenta.

Há vários bons produtos no mercado para deixar o cabelo impecável na estação mais quente do ano. Mas se a grana está curta, também há como deixar os fios sedosos e brilhosos. A dermatologista Tatiane Karraz dá dicas de receitinhas caseiras para deixar o cabelo lindo.

A apresentadora Nadja Pessoa é uma das adeptas dessas receitinhas. "Faço hidratação de 15 em 15 dias. Tenho os produtos certos para o meu cabelo. Mas como nem sempre tenho tempo para ir ao salão, também faço meus tratamentos em casa. As receitinhas caseiras são fáceis e ótimas para o cabelo. Não dispenso", diz Nadja. 

 

Hidratação com mel e banana

Para quem quer um cabelo hidratado e brilhoso, a dermatologista Tatiane Karraz dá uma receitinha poderosa. "Amasse uma banana bem madura e misture 1 colher de sobremesa de mel. É importante amassar bem. Inclusive, se for possível, passe no processador ou no liquidificador. Aplique a mistura nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue, retirando o excesso de hidratação com auxílio de um condicionador". 

Nutrição caseira com abacate

A dermatologista também destaca que o abacate é um bom aliado na nutrição do cabelo e ensina a seguinte receita: "Retire o caroço da fruta (abacate), amasse ela e coloque em um recipiente. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de mel. Misture de forma homogênea, aplique nas mechas após lavar com xampu, deixe agir por 20 minutos. E depois, use condicionador".

Para dimunuir o frizz

Segundo Tatiane Karraz, essa hidratação, além de fácil, ajuda a reduzir o frizz e deixa o cabelo macio como cetim. "Deixe o creme de leite e o leite de coco por 24 horas na geladeira antes de fazer a hidratação, para eles ficarem mais 'durinhos'. Misture três colheres de sopa de creme de leite integral, daqueles bem grossinhos, com 1 colher de leite de coco. Misture bem e aplique nos fios úmidos e limpos. Deixe agir por 20 minutos".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários