Confira dez dicas para preparar a pele para o verão

Alguns cuidados devem ser tomados para a chegada da estação mais quente do ano

Por Juliana Pimenta

Cuidados com pele no verão
Cuidados com pele no verão -

Rio - Por conta das temperaturas amenas dessa primavera, pode até não parecer, mas o verão está logo ali. E, com isso, muita gente embarca de cabeça nas férias e deixa os cuidados com a pele de lado. Além da óbvia preocupação com o câncer de pele, que também pode aparecer em outras épocas do ano, a chegada da estação mais quente do ano alerta para a preparação do corpo a tanta exposição solar.

De acordo com a médica dermatologista Tathiana Antony, é imprescindível chegar ao verão com a pele já hidratada. "Porém, não é só passar cremes hidratantes no corpo que irá preparar a sua pele para aguentar tanto sol, água salgada, areia e vento. Além disso, outros cuidados devem ser tomados anteriormente ao verão", aconselha a doutora.

Para isso, a médica separou um conjunto de dez dicas de como preparar a pele da melhor maneira para enfrentar a estação mais quente do ano.

1 - Toda a preparação para o seu verão começa pelo que você come. Manter uma alimentação saudável e balanceada é o primeiro passo para preparar a sua pele para o verão que vem por aí. Procure eliminar do seu cardápio alimentos gordurosos e acrescentar vegetais (verduras, legumes e frutas) de cores verde-alaranjados ou verde-escuros. Além disso, acrescente a seu cardápio diário castanha-do-pará e linhaça que dão a sua pele uma hidratação natural e deixam suas unhas, cabelos e pele mais flexíveis. Por último, mas não menos importante, procure ingerir carnes (cuidado com o excesso de carnes vermelhas) ou peixes para dar firmeza a sua pele.

2 - Use sempre, durante o ano todo, inclusive, no inverno um tônico facial, pois o mesmo mantém os poros limpos e fechados.

3 - Faça uma esfoliação corporal, inclusive, do rosto, pelo menos, uma vez por semana. Isso ajudará a manter a sua pele sempre jovem. Caso você não tenha muito tempo para fazer uma esfoliação semanal procure fazer uma peeling de cristal ou diamante uma vez a cada 20 dias.

4 - Manter o seu corpo hidratado é fundamental para preparar a pele para o verão. Por isso, beba bastante água diariamente.

5 - Quando chegar o verão compre um protetor solar com o fator pH correto para a sua pele. A recomendação é que quanto mais clara você for mais alto deve ser o fator pH. Além disso, utilize diariamente o mesmo sempre reaplicando a cada 3 ou 4 horas.

6 - Use sempre cremes hidratantes para a sua pele. Chegar ao verão com a pele ressecada é a pior coisa que poderia acontecer com você.

7 - Procure um médico dermatologista e solicite a ele algum creme antioxidante à base de vitamina C e um hidratante para a sua pele.

8 - Não exponha-se ao sol durante às 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde. Se tiver que sair para a rua neste período não fique exposta mais de 15 minutos ao sol.

9 - Não esqueça nunca de cuidar da pele do seu rosto e uma dica muito importante é usar um chapéu ou boné que contenham proteção contra os raios ultravioletas do sol.
 
10 - Depois que o verão chegar e você estiver curtindo suas férias é importante tomar banhos frios, pois os mesmos ajudam a refrescar e hidratar a pele
 
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários