Flávia Alessandra  - Dessa Pires/Divulgação
Flávia Alessandra Dessa Pires/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Hoje com 45 anos, Flávia Alessandra diz que não se assusta com o envelhecimento. O que a incomoda mesmo é a velocidade do tempo. "Não sei se é porque estamos absorvendo mais conteúdo/informação, corre-corre, atividades. Antes, era um outro ritmo de velocidade. Isso me assusta. Tenho vontade de parar para poder ficar admirando as minhas filhas", diz ela, que é mãe de Giulia, de 20 anos, e de Olivia, de nove. "A Olívia já está quase do meu tamanho. Essa velocidade do tempo me assusta", acrescenta.

Bem humorada, a atriz diz que idade influencia em tudo. Para ela, o que mais mudou foi a questão do colágeno, da massa magra. "Depois dos 40 a gente tem que intensificar a musculação", conta ela, que imediatamente esclarece que não é uma questão de ficar sarada. "É para musculatura segurar, para você não ter dor, não sentir joelho. Graças a Deus ate hoje eu acordo diariamente não tenho nenhuma dor", explica. O único momento em que sente dor mesmo é quando faz aulas de dança. "Me empolgo", confessa, às gargalhadas, a intérprete de Helena, em 'Salve-se Quem Puder', novo folhetim das 19h, que estreia amanhã na Globo.

Equilíbrio

Para manter a boa forma, a loura diz que faz de tudo um pouco. Ela atesta que a busca dela é pelo famoso bem estar. Mas isso, segundo ela, não é de agora. "Isso é a minha vida inteira", entrega. Fã de bater um bom prato, Flávia afirma que tenta ter mais equilíbrio, por exemplo, com carne vermelha. "Tento duas vezes por semana e no resto equilíbrio com outras coisas. E a mesma coisa com atividade física, faço de tudo um pouco", confidencia.

Apesar de focada na prática de exercícios, Flávia confessa que a "fraqueza" continua existindo e que se dá o direito de comer fora do programado. "Fim de semana me permito. Mas as vezes temos umas escorregadelas durante a semana, isso não posso negar (risos). Nessa época aparece alguma amiga que está de férias (risos), aí não tem jeito, é a hora de aproveitar a vida. Mas aí eu tento malhar mais, dar uma compensada depois e vamos seguindo", diverte-se.

Já fez botox

Segredo de beleza não tem. Flávia entrega sem problemas os cuidados que já se submeteu em busca do bem estar. "Já fiz botox, faço laser, são muitos nomes. Mas a maioria do que eu faço é voltado para o melasma, porque volta e meia o meu tende a voltar, já que eu tive na gravidez e sou uma pessoa que gosta do sol, infelizmente. Mas sempre que trabalha melasma trabalha colágeno", conta ela. "Ruga não me incomoda. Não fico ligando para dermatologista toda hora, não chega nessa paranoia, é algo saudável", completa.

Ao falar de envelhecimento, a atriz imediatamente lembra das conversas que tem com a mãe, Rachel Costa, de 72 anos. "Fico ouvindo as sabedorias dela. Minha mãe diz: 'filha, envelhecer não é uma maravilha. Tudo cai, tudo que você pode imaginar. Eu morro de rir com ela narrando. O lado da sabedoria, é claro que é maravilhoso, mas o lado da gente perder tanta vitalidade", recorda-se ela, que tem uma bisavó de 102 anos.

Crise só profissional

Quando questionada se teve alguma crise, seja aos 30 ou 40, Flávia é direta. "A crise que tive foi profissional, quando entrei na faculdade, fiz Direito, e minha carreira artística não decolava. E depois, ao fim de tudo, graças a Deus, fui chamada, com contrato", lembra. "A crise que eu tive na minha vida foi essa e eu pensava: 'Putz, será que não vou conseguir viver do que mais eu amo, que é atuar e vou ter que virar advogada mesmo para me sustentar?'", acrescenta.

Com 31 anos de trajetória, pela primeira na carreira vez a atriz se vê diante de uma personagem que ela não sabe se é boa ou se é má. Aliás, por pouco, Flávia Alessandra não estaria no elenco da novela 'Salve-Se Quem Puder'. "Eu quase deixei de fazer a Helena (personagem dela) porque foram grandes conflitos para mim. Quando li a sinopse eu perguntei: 'Caraca, o que justifica uma mãe deixar a filha?'.Aí conversei com Fred (Mayrink, diretor artístico da novela) de novo, aí com o Daniel (Ortiz, autor do folhetim), e eu entendi que esse mistério virou um artifício muito bom para eu aceitar", argumenta.

Trama

Na história, Helena é uma poderosa empresária casada com Hugo (Leopoldo Pacheco). No passado, ela abandonou Mário (Murilo Rosa) e a filhinha deles, de quatro anos, Luna (Juliana Paiva na fase adulta). Agora ricaça, a bem-sucedida administradora vive em São Paulo e comanda um badalado centro gastronômico. O marido é o único que conhece o passado dela. Apesar de fria, Helena tem adoração pelos enteados Téo (Felipe Simas) e Micaela (Sabrina Petraglia).

"Está sendo curioso, bem desafiador interpretar essa personagem porque tem capítulos em que a Helena fala que quer voltar ao México para socorrer o 'filho' Téo, o Hugo diz que não posso voltar, que tenho que esquecer o México. Ele sabe o segredo e a minha interpretação é sempre de que existe algo sombrio, deixo uma possibilidade de que pode ser qualquer coisa", reforça.

Flávia Alessandra adianta também como será o encontro entre Helena e a filha, Luna, que volta ao Brasil sob uma nova identidade: Fiona. "Ela sabe quem sou eu, mas tenho sempre uma estranheza com ela muito grande, alguma coisa que bate e incomoda entre a gente e que "eu" não sei dizer o que é", avisa. Segundo a atriz, a personagem dela sofre por ter abandonado a filha. O muito louco é que essa filha vai trabalhar não só no complexo gastronômico, mas ela vai para dentro da minha casa, vira fisioterapeuta do Téo. Em um dado momento sou quase mãe e sogra", faz graça a atriz.

Visual

A propósito, para o folhetim 'Salve-Se Quem Puder', Flávia Alessandra adotou um corte bem mais curto, repicado com um franja longa. "Adoro cabelo curto. Sou suspeita e o meu marido (o apresentador Otaviano Costa) também. É tão bom quando o companheiro incentiva, elogia, fala. Queria um corte mais radical. Acho que quando acabar a novela, vou dar uma raspadinha de um lado e colocar ele mais blond", planeja animada. A atriz conta que sempre ouviu que cabelo curto é um caminho sem volta e ela está começando a concordar. "É uma delícia, é muito prático, rápido, acho muito bom", vibra.

Você pode gostar
Comentários