Joanna Ferretti - Maquiagens de Carnaval - Divulgação
Joanna Ferretti - Maquiagens de CarnavalDivulgação
Por Juliana Pimenta

Rio - Os blocos de rua do Rio já começaram e o que não falta são opções para se divertir nesse pré-Carnaval. E, além de fantasias diferentes, grande parte dos foliões também busca inovar nas maquiagens que, em alguns casos, acabam sendo verdadeiras obras de arte. Mas, antes de se jogar na folia, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que as maquiagens não virem um problema na hora de se divertir.

Apaixonada por Carnaval e pelos bloquinhos de rua, a maquiadora carioca Joanna Ferretti (@joanna.ferretti) tem feito sucesso nas redes sociais com tutoriais de makes criativas e separou algumas dicas para quem quer curtir - e se colorir - com mais praticidade.

Dica 1 - Se solta!

A primeira dica da maquiadora é, na verdade, um conselho a quem vai curtir o carnaval. “Não existe nenhuma maquiagem específica de carnaval. Você pode usar a que você se sentir melhor. Não só no Carnaval, mas no resto do ano também”, declara Joanna que percebe, nessa época do ano, uma procura maior por maquiagens mais chamativas e ousadas, que geralmente, são feitas com glitter ou aplicação de pedras e strass.
Publicidade
Dica 2 - Abuse da criatividade
Publicidade
 
Publicidade
Uma dica para quem não tem muitos cosméticos é inovar com o que já se tem em casa. “Dá para pegar batons coloridos, ou até mesmo um blush, e usar como sombra. Mas é importante ficar atento ao glitter. Nesse caso, o ideal é o uso do glitter cosmético, que é específico para pele e maquiagem. O glitter artístico, usado como material escolar, pode conter componentes prejudiciais à saúde”, recomenda a maquiadora.
Publicidade
 
Dica 3 - Tudo no lugar
Publicidade
 
Publicidade
“O truque é: se você for usar glitter nos olhos, o ideal é usar uma cola de glitter específica para os olhos. Para outros lugares do corpo, hidratantes um pouco mais espessos também funcionam. É só deixar a região bem molhadinha e colar o glitter que fixa melhor”
Publicidade
 
Dica 4 - Fita adesiva
Publicidade
 
Publicidade
“Para ajudar na hora de ajustar os delineados, é bom usar uma fita adesiva (durex ou crepe). As fitas também podem ajudar na hora de retirar o glitter que caiu em algum lugar que você não quer”
Publicidade
 
Dica 5 - Cuidado com o excesso
Publicidade
 
Publicidade
“Quanto mais produto você usa, maior a chance de tudo derreter no calor. Se você passa muita base e muito pó, às vezes dá a ilusão de que você está cobrindo melhor, mas todo excesso de produto faz com que a maquiagem não funcione bem, borre e derreta, principalmente no calor. O primer e o fixador ajudam, mas não garantem que tudo vá ficar no lugar durante um dia inteiro de bloco”
Publicidade
 
Dica 6 - Dois em um
Publicidade
 
Publicidade
“Para evitar esse excesso, uma dica é usar protetor solar com cor, porque você evita de usar muito produtos. Quanto menos produto você usar, menos produto vai ter para sair da sua pele”
Publicidade
 
Dica 7 - Corretivo improvisado
Publicidade
 
Publicidade
“Você pode usar de outros artifícios da maquiagem para reparar imperfeições. Uma ideia é usar o glitter em lugares que você quer esconder, como as olheiras. Você também pode passar para esconder algumas imperfeições em vez de usar muito corretivo e ficar preocupado se a cobertura vai sair ou não”
Publicidade
 
Dica 8 - De olhos nas tendências
Publicidade
 
Publicidade
“Além do glitter e da purpurina, o que vai bombar nesse carnaval é a maquiagem colorida e neon, porque a gente já está nessa tendência de roupas e acessórios. Além disso, a facilidade de encontrar maquiagem desse tipo são maiores”
Publicidade
 
Dica 9 - E essa marquinha?
Publicidade
 
Publicidade
Um charme quando o assunto é biquíni e sunga, as marquinhas de sol não são muito bem-vindas quando aparecem na área do rosto. “Dependendo do desenho que a pessoa faça, pode sim ficar marcado. Ainda mais no casos das pedrinhas que ficam coladas na pele e de produtos que tenham a fixação longa. Nesses casos, não tem jeito de evitar. Mas, se for algum produto como um lápis, que saia mais fácil, a probabilidade de ficar marcado de sol é menor. Mesmo assim, é imprescindível o uso de protetor solar nessa época do ano”, adverte Joanna.
Publicidade
 
Dica 10 - O Carnaval acabou, e agora?
Publicidade

“O ideal é tirar a maior parte da purpurina antes de você tomar banho, porque, depois do banho, ela se espalha pelo corpo. Então é bom tirar o máximo que puder com lenço umedecido e alguma fita adesiva antes de entrar no banho”
Você pode gostar
Comentários