Marina Marona - 10 anos - Diivulgação
Marina Marona - 10 anosDiivulgação
Por O Dia
Já reparou como os pequenos, atualmente, têm opiniões sobre quase tudo? Até mesmo os mais novinhos, que ainda nem estão na escolinha, sabem descrever ou elaborar algo, ainda que superficialmente, sobre os assuntos que as rodeiam. E é por isso que essa semana, em homenagem ao Dia das Crianças, a palavra estará com elas.
A seguir, meninos e meninas entre 2 e 12 anos respondem o que acham sobre assuntos diversos, desde atividades presentes em suas rotinas, até temas que estão nos noticiários todos os dias.
Publicidade
Amazônia:
- “Um lugar com muitas árvores, comidas típicas diferentes, tem muitos rios e riachos e a maioria das pessoas não mora lá - Laura Pessoa, 9 anos.
- “É um Lugar que abriga pessoas e muitos seres vivos e é muito linda. Acho que não estão cuidando dela como deveriam. O governo e as pessoas do mundo deviam preservar a natureza, não cortar árvores e mudar o mundo” – Miguel Viglio, 8 anos.
- “É uma floresta que é linda. Mas que não está tão linda porque está pegando fogo” – Enzo Amora, 7 anos
- “Onde animais precisam ser protegidos e é de uma biodiversidade imensa . Precisamos proteger, cuidar e evitar que queimem ou desmatem” – Theo Correia, 8 anos.
- “Onde os bichos que a gente não pode encostar estão” - Valentina Piqué, 5 anos.
- “A prefeitura ou o governo precisa fazer alguma coisa para evitar as queimadas e tentar proteger a Amazônia. Eu fico preocupada porque além de ajudar com a poluição também tem vários animais que acabam se machucando” - Manuela F. M. Teixeira – 10 anos.
- “Eu acho a Amazônia muito bonita, só que eu não gosto do dia do fogo que inventaram, para queimar a Amazônia. É tanto fogo que chega a fumaça até aqui e o dia fica escuro. Esse dia não pode existir porque as árvores produzem oxigênio” - Luisa Dieguez Amaro, 9 anos.
- “Humanos acham que são seres invencíveis e que podem fazer tudo, acham que tudo bem matar a natureza, mas não pensam que a natureza dá oxigênio para todo o universo. Eles jogam lixo onde não pode, só maltratam o meio-ambiente. Só de falar nisso fico com raiva” - João Passos Figueiredo, 10 anos.
Publicidade
Vírus:
- “Desagradável microorganismo que entra em nosso corpo e pode provocar doenças” - Theo Correia, 8 anos.
- “É meio que um bicho que contamina as pessoas se elas não se cuidarem" – Marina Marona, 10 anos.
- “Ruim, seja ele no computador ou que provoca doenças” – Arthur Fonseca, 12 anos
Família:
- “Todo mundo” – Benjamin Correia, 2 anos.
- “É muito querida, divertida e nos ajuda nos momentos mais difíceis” - Maria Júlia Almeida, 9 anos.
- “É onde é vovô, vovó, tio...” - Valentina Piqué, 5 anos.
- “A familia é muito legal pra passear, pra brincar e eu acho ela muito legal principalmente o papai e a mamãe” - Lívia De Marchi Lopes, 6 anos.
- “Acho a minha família incrível e sem ela minha vida, com certeza, seria diferente para o lado ruim” – Pedro Barroso, 10 anos.
- “Família é bem legal, mas algumas vezes eles brigam quando a gente faz muita bagunça” - Theo Queiroz Said, 5 anos.
- “Uma das coisas mais lindas que existem. Me sinto mal por quem não tem família, porque a família é tudo pra gente, deixa a gente feliz, almoça com a gente, janta, toma café com a gente. As brigas que a família tem não é porque não se gostam. É porque se amam” - João Passos Figueiredo, 10 anos.

Escola:
Publicidade
- “É o computador no quarto do meu irmão” – Benjamin Correia, 2 anos.
- “Importante para aprendermos e ficar espertos” - Lara Viana Gaiga, 7 anos.
- “Escola é outro lugar onde tem educação, amigos , lazer e estudos. Tem também o recreio que eu adoro” - Laura Pessoa, 9 anos.
- “É um bom lugar e nunca pensei que iria sentir tanta saudade” - Lucas Mendes, 10 anos.
- “Eu acho a escola muito legal e eu to amando estudar, porque quando eu crescer quero ser engenheira aérea espacial, que eu vou desenhar foguete” - Lívia De Marchi Lopes, 6 anos.

Dinheiro:
- “Dinheiro às vezes afasta muitos amigos (porque quando tem muito dinheiro, as pessoas ficam se exibindo e esnobando os outros, daí os amigos ficam com raiva e se afastam), mas é muito importante para poder comprar coisas que precisamos” - Maria Júlia Almeida, 9 anos.
- “Uns tem muito, outros nada. Acho que não deveria existir, assim todo mundo seria igual e não teria tantas pessoas passando necessidade” - Lucas Mendes, 10 anos.
- “É uma coisa que você tem que usar com muita sabedoria e não pode gastar tudo." – Marina Marona, 10 anos.
- “É pouco perto do que a gente vive, só serve pra comprar coisas e tem muita gente que não sabe usar ele bem. Dinheiro pra mim é uma coisa que te cega faz algumas pessoas não conseguirem olhar para o outro” – Miguel Viglio, 8 anos.
- “É uma coisa que todo mundo tem para pagar a conta, para pagar presente e comida” – Enzo Amora, 7 anos.

Planeta Terra:
Publicidade
- “O lar que moramos. Pra mim, é parte da nossa vida . Único lugar q podemos morar no mundo todo porque tem uma camada onde tem água, plantas etc” - Laura Pessoa, 9 anos.
- “É o planeta em que vivemos, mas se não cuidarmos dele consequências podem cair sobre nós e talvez precisaremos procurar outro planeta com condições boas e estáveis para a humanidade” - João Pedro Azevedo, 11 anos.
- “Se não fosse o planeta Terra, eu não estaria vivo, então, eu amo ele” – Pedro Barroso, 10 anos.
- “Tem que cuidar! Senão a gente vai ter que ir pra outro planeta, mamãe?” - Theo Queiroz Said, 5 anos.

Água:
- “Essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo” - Theo Correia, 8 anos.
- “É nadar” - Olivia Piqué, 3 anos.
- “É muito importante para nossa vida. Mas muitas pessoas usam tanto a água que ela pode acabar e só voltar com muita chuva - Maria Júlia Almeida, 9 anos.
- “Vida. Todo o mundo deveria cuidar porque um dia podemos precisar muito mais dela do que já precisamos” - Lucas Mendes, 10 anos.
- “Eu acho a água muito importante e eu acho muito feio poluir ela” - Lívia De Marchi Lopes, 6 anos.
- “É muito importante para nossa vida e nós temos que tomar cuidado para não gastá-la muito rápido.” - Manuela F. M. Teixeira – 10 anos.
- “A água é onde mergulha” - Rafael Silvestre Dutra, 4 anos.
- “O líquido que faz todos nós sobrevivermos, mas que está acabando no mundo” – João Pedro Azevedo, 11 anos.

Amizade:
Publicidade
- “Amigo é uma pessoa muito boa que a gente leva para a vida toda " - Marina Marona,10 anos.
- “É algo quase igual a família, os verdadeiros você também pode contar” - Arthur Fonseca, 12 anos.
- “É uma coisa que vem e você não consegue esquecer nunca. Um amigo tá sempre do seu lado e você tá sempre do lado do amigo, se divertem e vivem aventura juntos” – Miguel Viglio, 8 anos.
- “É importante ter amigos, porque eles te animam nas horas que você está triste e na hora que ele está triste, você pode ajudar ele” - Luisa Dieguez Amaro, 9 anos.
- “A gente abraça, a gente dá um beijo....” - Rafael Silvestre Dutra, 4 anos.

Brincadeira:
- “Algo que podemos fazer com família ou amigos e alegra o nosso próprio dia e também o dia deles , porque não podemos brincar sozinhos” - Laura Pessoa, 9 anos.
- “É uma coisa que todo mundo gosta de brincar, todo mundo ama.” - Enzo Amora, 7 anos.
- “Eu me divirto muito brincando e brincadeiras estimulam a minha imaginação” – Pedro Barroso, 10 anos.
- “É muito legal, a gente pode passar o nosso tempo, se diverte e esquece da hora que passa. Onde também podemos usar a nossa imaginação” - Manuela F. M. Teixeira – 10 anos.
- “Hoje eu curto muito jogos on line” – Arthur Fonseca, 12 anos.

Isolamento:
Publicidade
- “É ruim porque só podemos ficar em casa e quando saímos temos que colocar máscara” - Lara Viana Gaiga, 7 anos.
- “Eu não sei, mãe” - Olivia Pique, 3 anos.
- “É você ter que ficar trancado em casa sem poder sair e ver os amigos. No começo você fica com muita saudade dos amigos e parentes e fica entediado, mas depois você se acostuma e encontra um jeito um jeito de se divertir lendo ou assistindo Tv ou fazendo parkur dentro de casa. Aniversário no isolamento não é fácil... você tem que fazer tudo on-line e os presentes demoram pra chegar” – Miguel Viglio, 8 anos.
- “É uma coisa que separa as pessoas, como se fosse um muro construído pelo coronavírus” - João Passos Figueiredo, 10 anos

Covid-19:
- “Bichinho do dodói, vai embora” – Benjamin Correia, 2 anos.
- “Eu acho muito chato e eu to torcendo para que venha uma vacina muito boa” - Lívia De Marchi Lopes, 6 anos.
- “Covid-19 é muito ruim mesmo, mesmo, mesmo, está fazendo muitas pessoas morrerem e ficar todos em casa. Não vejo a hora de achar a cura e a vacina para o Covid” - Maria Júlia Almeida, 9 anos.
- “Vírus que precisa ser tirado de cena, pois causa milhões de mortes” - Theo Correia, 8 anos.
- “Pior acontecimento nos meus 10 anos de vida” – Lucas Mendes, 10 anos.
- “Covid-19 é o que faz a gente ter que ficar dentro de casa” - Rafael Silvestre Dutra, 4 anos.

Animais de estimação:
Publicidade
- “Animais domésticos e só podem ser aqueles que não podem nos machucar, mas precisamos amar e cuidar” - Theo Correia, 8 anos.
- “Como dizem é o melhor amigo do homem. O cachorro foi o primeiro a ir a lua, o que prova que são muito inteligentes. Eu, por exemplo, tenho um cachorro, ele sempre alegra o meu dia e eu alegro o dia dele, por exemplo, passeando com ele e dando brinquedos” - Laura Pessoa, 9 anos.
- “São os nossos companheiros que mesmo não podendo falar e nem entender o que nós dizemos, eles sentem quando estamos felizes, tristes ou até entediados e nos ajudando nos deixando mais alegres” - João Pedro Azevedo, 11 anos.
- “São bichinhos fofos que ficam do seu lado pra sempre. Se você cuidar bem, eles vão te amar. Quando você ganha um, é uma alegria, mas cuidar de bichinhos não é bolinho, não. Pode ser difícil, mas pode ser a melhor coisa que vai te acontecer. Como eu sei disso? Não faço ideia. Minha mãe não deixa eu ter bichinhos” – Miguel Viglio, 8 anos.
- “É um bicho que você gosta muito e pretende ter” – Enzo Amora, 7 anos.
- “Acho que ter um bichinho deixa você mais responsável. Eu gosto de brincar com os meus cachorros e com os meus gatos. O meu animal preferido é o Pijama, meu gato, porque ele é dengoso e bonzinho” – Luisa Dieguez Amaro, 9 anos.

Animais que habitam as florestas:
- “Tem animais grandes e pequenos, alguns são furiosos e alguns alegres” - Lara Viana Gaiga, 7 anos.
- “Eles são animais livres que podem viver como queiram, mas infelizmente são muito caçados para produzir casacos com suas peles e pelos ou até mesmo produzir carne” - João Pedro Azevedo, 11 anos.
- "Vários animais que habitam as florestas estão sendo extintos, mas eu acredito que isso acabe logo" – Marina Marona, 10 anos.
- “Eu acho que eles estão sendo muito prejudicados pois o ser humano está acabando com as árvores, destruindo o lar desses animais” - Maria Júlia Almeida, 9 anos.
- “Precisam de cuidado, eles fazem parte da história do mundo e me entristece ver muitos deles morrendo. Temos que olhar todos eles com amor” - Lucas Mendes, 10 anos.
- “Torço muito por esses animais, principalmente por causa do Pantanal e da Amazônia, que estão sendo destruídos” – Pedro Barroso, 10 anos.
- “Preocupante lá no Pantanal, eu penso neles e no perigo que eles correm, com as queimadas, caçadores e traficantes de animais” - Arthur Fonseca, 12 anos.
- “Extinção” – Esther Gomes, 7 anos.
- “Imagine que você é um tipo de bichinho na sua casinha, feliz, sem nenhuma preocupação. Daí um humano chega lá e destrói sua casa e te mata. É tão triste e o humano não entende isso. Vai lá e mata os bichos por maldade e pra fazer roupa! Eles só querem sobreviver. É o objetivo da lei selvagem” - João Passos Figueiredo, 10 anos.
Publicidade
Medo:
- “O que sentimos ao ficarmos surpresos e assustados e só é curado com abraços da mamãe” - Theo Correia, 8 anos.
- “É um monstro muito, muito, muito feio” – Benjamin Correia, 2 anos.
- “A pior coisa do mundo porque impede de seguir os seus caminhos” - Miguel Viglio, 8 anos.
- “Pra mim, medo é quando a gente se sente inseguro ou em perigo. E tem diversos medos – do escuro, de mordida de animais etc” - Manuela F. M. Teixeira, 10 anos.
- “Quando eu tenho medo eu penso em coisas boas, mas meu maior medo é da minha família se separar, de cada um ir para um lado” - Arthur Fonseca, 12 anos.
- “Medo é um sentimento que todo mundo tem. Tem várias coisas que deixam você com medo: eu, por exemplo, tenho medo de perder quem eu amo” - Luisa Dieguez Amaro, 9 anos.