Duque de Caxias Futebol Clube ganhou filme feito por torcedores - Igor Goulart e Arthur Barreto / Divulgação
Duque de Caxias Futebol Clube ganhou filme feito por torcedoresIgor Goulart e Arthur Barreto / Divulgação
Por O Dia

Duque de Caxias - O que você faria para demonstrar o amor pelo seu time do coração? Tatuaria o nome dele no corpo? Viajaria com os jogadores em todas as partidas? Ou faria um filme sobre a trajetória do clube? Foi isso que Jerson Pita e Igor Goulart fizeram. A dupla, apaixonada pelo Duque de Caxias, produziu um documentário sobre o Gigante Tricolor da Baixada, chamado de “Nada Nos Para”.

O documentário traz depoimentos de torcedores e ex-atletas do Gigante Tricolor da Baixada - Igor Goulart e Arthur Barreto / Divulgação

Tudo começou há três anos como um trabalho de conclusão ao curso de jornalismo, mas que se transformou em um filme.

– Eu como torcedor do Duque de Caxias queria falar sobre algo que eu tivesse domínio e que não fosse de conhecimento universal, então decidi falar da torcida do Duque de Caxias, que é uma coisa que desperta a curiosidade daqueles que não me conhecem, quando digo que torço para o time da minha cidade. Conversei com o meu amigo Igor, que é um ótimo videomaker, e ele topou fazer parte do projeto sem nunca ter pisado em um estádio de futebol. Com o desenrolar das filmagens, a gente foi se apaixonando pelo material e percebemos que poderíamos aproveita-lo como forma de deixar registrado para sempre a paixão que move os torcedores do Duque de Caxias – disse Jerson.

O filme já está disponível nas redes sociais - Igor Goulart e Arthur Barreto / Divulgação

O documentário traz depoimentos de torcedores e ex-atletas do Gigante Tricolor da Baixada que ajudam a entender como o amor por um clube de futebol vai muito além das quatro linhas do campo. Jerson afirma que o principal foco do filme é mostrar a paixão inusitada por um time considerado pequeno.

– A gente começou entrevistando alguns torcedores, depois entrevistamos alguns jogadores e ex-jogadores, sempre explorando essa ótica da paixão inusitada por um time de menor expressão e que enfrenta muita dificuldade de ganhar projeção na mídia. Isso foi importante pra gente perceber que nós poderíamos ser essa ponte e realmente ajudar a contar essa história – explicou.

Filmagem foi feita também em diversos pontos do município - Igor Goulart e Arthur Barreto / Divulgação

Além de mostrar a paixão pelo Gigante Tricolor da Baixada, Jerson explica que o torcedor que mora em Caxias e for assistir ao filme criará afinidade com os locais que são mostrados.

– O espectador vai perceber que por vários momentos a gente fez algumas imagens fora do estádio, mas de lugares importante para o povo caxiense e para o esporte local. Nós tivemos essa idéia para que o caxiense que assistir o filme, criar afinidade com o espaço. São lugares que de alguma forma eles já visitaram ou tiveram algum momento de lazer – disse ele.

Clube atualmente está na Série B do Campeonato Carioca - Igor Goulart e Arthur Barreto / Divulgação

O filme já está disponível nas redes sociais da torcida Infernizada Tricolor, e também na página do documentário no Facebook “Nada Nos Para”, além da página oficial do Duque de Caxias Futebol Clube.

- O nome do filme foi ideia do Igor, e vem a partir de um dos cânticos que mais tem empolgado a torcida nos últimos anos. O Nada Nos Para é uma construção coletiva e eu espero que a gente consiga transmitir essa paixão de uma forma imaterial. Mais do que nunca, a partir do documentário, a gente reafirma que o Duque é Imortal - finaliza Jerson.

Você pode gostar
Comentários