
Duque de Caxias - Fechado desde 2017, o Restaurante Popular Dom Hélder Câmara, no Centro, pode ser reaberto ainda este ano. É que a deputada federal Clarissa Garotinho (PR) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para o município com essa finalidade.
De acordo com ela, as conversas com o prefeito Washington Reis estão bastante avançadas para que a gestão do espaço seja municipalizada. Com a crise enfrentada pelo Estado, o governo decretou, em novembro de 2016, o fechamento dos restaurantes que não fossem municipalizados.
“O restaurante popular tem um alcance popular muito importante. Essa emenda vai ajudar na modernização e compra de equipamentos. Quando ocorrer essa abertura, vai ser uma excelente notícia para a população”, afirmou Clarissa.
Ainda segundo a deputada, existe a possibilidade do restaurante voltar a funcionar em um outro endereço, que estaria sendo analisado pela prefeitura. O atual endereço, na Rua Frei Fidelis, está servindo para a Junta Militar da cidade e o Sine (Sistema Nacional de Emprego).
“A execução dessas emendas parlamentares vão ocorrer ainda este ano. O importante é a reabertura desse aparelho”, finalizou.
O restaurante
Restaurante Popular foi um programa destinado a servir refeições a preços acessíveis (R$ 2) para a população de baixa renda. A primeira unidade do programa, o Restaurante Popular Betinho, foi inaugurado em 2000 na Central do Brasil. Em todo o estado, chegaram a ter mais de 15 restaurantes populares em funcionamento. Atualmente, estão operando apenas seis unidades que foram municipalizadas: Campo Grande, Bangu, Madureira, Bonsucesso e Niterói, na Região Metropolitana do Rio, além do restaurante de Campos dos Goytacazes, no interior.
