Deputado pede fim da baldeação em trem no trecho Saracuruna-Gramacho
SuperVia alega que transferência na estação "reduziu os intervalos e garantiu viagens mais rápidas". Passageiros reclamam
Estação do Gramacho, em Duque de CaxiasDouglas Mendonça / Arquivo pessoal
Por O Dia
Duque de Caxias - Uma das maiores reclamações dos passageiros dos trens da SuperVia pode está prestes a ser solucionada. É que o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) fez uma indicação legislativa ao governador Wilson Witzel (PSC) solicitando o fim da baldeação no trecho Saracuruna x Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Rosenverg Reis fez uma indicação parlamentar pedindo o fim da baldeação no trecho Saracuruna x Gramacho - Divulgação
Publicidade
“É um pedido antigo dos moradores. Os passageiros que pegam o trem em Saracuruna, sentados e confortáveis, são obrigados a fazer a transferência e pegar outro super lotado em Gramacho, tornando a ida pro trabalho ainda mais cansativa. Não é justo você sair de um trem em que você está sentado e entrar em outro super lotado. Tem muitos idosos que acabam indo em pé. Fiz essa indicação porque é um pedido justo de quem usa o trem nesse trecho”, afirma Rosenverg.
Desde 2015, quem pega o coletivo na estação de Saracuruna para ir à Central do Brasil é obrigado a descer no Gramacho. Na época, a SuperVia alegou que isso diminuiria o intervalo da viagem até o destino final. Além disso, a concessionária que administra o sistema de transporte prometeu aumentar a frota do ramal.
Publicidade
Passageiros reclamam de constantes atrasos no ramal - Reprodução / Internet
Entretanto, usuários do trem reclamam diariamente dos problemas enfrentados: atrasos frequentes, má conservação nos carros, entre outros.
Publicidade
“A baldeação ocorre em uma estação sem cobertura, ficamos expostos ao sol e chuva, sem banheiros e acessibilidade. Falta de bancos, escadas rolantes, e elevadores. Sem contar o tempo perdido, descendo em Gramacho e aguardando para embarcar em outra composição”, critica o gestor em logística Douglas Mendonça, que criou um abaixo-assinado online para acabar com a baldeação.
Duplicação da linha férrea
Publicidade
Uma solução definitiva seria a duplicação da via férrea entre Saracuruna e Gramacho. O investimento seria de R$ 120 milhões apenas no ramal Saracuruna, conforme divulgado pelo próprio governo do estado em 2015. A verba dependia de aprovação de recursos federais.
O que diz a SuperVia?
Publicidade
"A baldeação implementada no ramal Saracuruna em dias úteis, desde 2015, teve como objetivo principal reduzir os intervalos e garantir viagens mais rápidas aos passageiros. Com a mudança, o intervalo das partidas de Saracuruna foi reduzido de 30 para 20 minutos, e o de Gramacho de 15 para 10 minutos, nos horários de maior movimentação de passageiros. Além disso, a alteração também proporcionou outros benefícios, como a operação por intervalos e não mais por horários, além de a oferta de 100% das viagens em trens com ar-condicionado entre Gramacho e Saracuruna.
Em relação aos atrasos relatados pelos passageiros, a SuperVia informa que tem realizado diversos investimentos, em parceria com o Governo do Estado, na renovação da frota e da infraestrutura ferroviária. Todos os trens passam por vistorias técnicas antes do início das viagens para que circulem em condições adequadas, mas pode ser necessário que aguardem ordem de circulação ou que passem por vistorias emergenciais. Grande parte das vezes essas ocorrências são provocadas por casos de vandalismo. A SuperVia designa equipes especializadas para atuar nessas situações e normalizar a circulação o mais depressa possível".