O prefeito Washington Reis ajudou na distribuição de presentes  - Gabriel Mendes /Divulgação PMDC
O prefeito Washington Reis ajudou na distribuição de presentes Gabriel Mendes /Divulgação PMDC
Por O Dia
Duque de Caxias - O Dia da Criança, comemorado todos os anos no dia 12 de outubro, foi antecipada para a manhã desta terça-feira (08) pelo Centro de Equoterapia e Reabilitação para crianças com necessidades especiais, em Xerém, que funciona junto ao Parque Ana Dantas. Durante toda a manhã, crianças portadoras de síndrome de Down, paralisia cerebral, hidrocefalia e autismo se divertiram muito acompanhadas dos pais e parentes próximos.
A festa teve lanche, bolo, distribuição de presentes e muita diversão. O prefeito Washington Reis apoia o projeto desde seu surgimento e participou da festa, assim como o proprietário do Parque Ana Dantas, Jonatas Dantas, que é o idealizador do Centro, e o pastor Rafael Corato, que fez uma oração.

O prefeito Washington Reis parabenizou o empresário Jonatas Dantas pelo projeto e toda equipe profissional que trabalha com as crianças. Lembrou também que a parceria com a prefeitura começou junto com a fundação do centro de reabilitação. Disse ainda que, desde novembro do ano passado, funciona no bairro Sarapuí o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação IV) que realiza diversos tipos de tratamentos.
Publicidade
Entre os serviços oferecidos estão o Polo de ostomizados, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Ortoptismo, Nutrição, Assistente Social, Neurologia, Neuropediatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Psiquiatria, Clínica Geral e Ortopedia.

O projeto Equinovida, que acontece desde 2007, atende 205 crianças portadoras de necessidades especiais, de três meses de idade até os 13 anos, com uma equipe multidisciplinar nas áreas de fisioterapia motora, equoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.

Moradora do Jardim Gramacho, Márcia Rocha Veiga participou da festa das crianças com a filha Jamile Rocha, de seis anos, que tem paralisia cerebral e é beneficiada pelo projeto há quatro anos. “Só tenho que agradecer o empenho e dedicação dessa equipe maravilhosa que trata muito bem todas as crianças. Minha filha se desenvolveu muito. Hoje, tem mais equilíbrio e já senta na cadeira e no chão sem apoio graças ao tratamento que recebe”, disse a dona de casa Márcia Rocha.

Outra criança atendida pelo projeto Equinovida, Marcelo Lucas, de 11 anos, que tem síndrome de Down, estava acompanhado da mãe Eliane Fernandes Castilho. Ela disse que o filho faz tratamento desde os seis meses de idade, é alfabetizado e muito ativo. Outro participante da comemoração, Jonatas Felipe, de 13 anos, também portador de síndrome de Down, estava com o pai Jaílson Pinheiro Leite. Ele agradeceu o apoio que vem recebendo há 12 anos do projeto Equinovida.