A Unidade Móvel Ginecológica da SMS vai passar pelos bairros  Parque Lafaiete, Jardim Primavera e Taquara - Gabriel Mendes /Divulgação PMDC
A Unidade Móvel Ginecológica da SMS vai passar pelos bairros Parque Lafaiete, Jardim Primavera e TaquaraGabriel Mendes /Divulgação PMDC
Por O Dia
Duque de Caxias - Dando continuidade as atividades da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, programou ações voltadas à saúde da mulher nos quatro distritos. Entre os dias 9 e 30 de outubro, serão realizadas ações de saúde itinerantes, com a presença da Unidade Móvel Ginecológica da SMSDC, no Parque Lafaiete, Jardim Primavera e Taquara; além de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vila Operária, Sarapuí, Amapá e Jardim Gramacho.


Este ano, a campanha reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento - exame de rotina -, a cada dois anos).


Outubro Rosa

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.


Confira a programação e locais das ações:


Ações Itinerantes  (Unidade Móvel Ginecológica da SMSDC)

Dias 9 e 10 de outubro, das 9h às 13h

Local: E. M. Profª Olga Teixeira de Oliveira

Endereço: Rua Maria Luiza Reis, 155 - Parque Lafaiete
Publicidade


Dia 17 de outubro, das 9h às 14h

Local: Unidade ESF Taquara

Endereço: Estrada Cachoeira das Dores, s/n° - Taquara


Dia 23 de outubro, das 9h às 13h

Local: Casa da Mulher Caxiense

Endereço: Alameda Rui Barbosa - Jardim Primavera



Ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

17 de  outubro, das 8h às 12h

Local: UBS José de Freitas (Praça José de Jesus, s/n – Vila Operária)
Serviços: Palestras; Orientação sobre câncer de mama e autoexame; Coleta de exames citopatológicos (previamente agendados na unidade).

Publicidade
19 de outubro, das 8h às 12h

Local: UBS Sarapuí (Av. Pelotas, s/n – Sarapuí)
Serviços: Palestras; acolhimento para Planejamento Familiar; orientação sobre câncer de mama e autoexame; coleta de exames Citopatológicos (previamente agendados na unidade)


23 de outubro, às 9h

Local: UBS Barão do Amapá (Rua Andréa, s/n – Amapá)

Serviço: Palestras; orientação sobre câncer de mama e autoexame; coleta de exames Citopatológicos (previamente agendados na unidade); encaminhamentos para Mamografia (conforme indicação); Teste Rápido (HIV e Sífilis); verificação de PA e Glicemia; Reflexologia
Publicidade


30 de outubro, das 8h às 16h

Local: UBS Edna Siqueira Salles (Rua Paracatu – Jardim Gramacho)

Serviços: Palestras; orientação sobre câncer de mama e autoexame; encaminhamentos para Mamografia (conforme indicação); Teste Rápido (HIV e Sífilis); coleta de exames Citopatológicos (previamente agendados na unidade); Serviços gratuitos com a equipe de beleza da Fundec.