Prefeito Washington Reis explica o projeto de segurança aos empresários - Eliakin Moura/ Divulgação PMDC
Prefeito Washington Reis explica o projeto de segurança aos empresáriosEliakin Moura/ Divulgação PMDC
Por O Dia
Duque de Caxias - Em assembleia geral extraordinária, os prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF) elegeram o prefeito de Caxias, Washington Reis, presidente do consórcio e o vice-presidente, prefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa. A eleição foi na segunda-feira (7), na sede da Prefeitura de Duque de Caxias.

A pauta da reunião foi a eleição de presidente e vice-presidente do conselho, eleição do presidente e secretário do Conselho Fiscal e aprovação do estatuto. Fazem parte do grupo os 13 municípios da Baixada Fluminense e a cidade de Mangaratiba, adicionada ao consórcio devido à sua localização geográfica e ao interesse dos gestores.

Também foram eleitos para o biênio os integrantes do Conselho Fiscal, secretário, membro e suplentes. São eles : o prefeito de Queimados, Carlos de França Vilela (presidente), o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (secretário), o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda (membro), o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro (suplente 1), o prefeito de Magé, Rafael Santos de Souza (suplente 2) e o prefeito de Guapimirim, Joselito Pereira de Oliveira (suplente 3).

O CISPBAF tem como objetivo a união dos municípios consorciados para a gestão associada de um Sistema de Segurança Pública único entre as cidades, mediante a implantação e a implementação de políticas públicas que visem à redução dos níveis de violência urbana.

Entre as tecnologias, sistemas e serviços envolvidos, destaque para os sistemas de inteligência, cinturão eletrônico, monitoramento por vídeo para regiões urbanas.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF) vai utilizar as redes de comunicação e softwares inteligentes de reconhecimento facial, placas e notas fiscais, além de outros mecanismos e instrumentos de apoio ao projeto.

O Centro Integrado de Comando e Controle do CISPBAF (CICC-BF) vai contar com recursos tecnológicos para gestão efetiva e integrada da segurança Pública, possibilitará a conectividade com entidades atuantes no Estado e Baixada Fluminense.
Publicidade

Ele também vai agilizar e racionalizar medidas operacionais conjuntas entre os órgãos, gerar informações, produzir material de divulgação e estabelecer canais de comunicação direta com a população.