Movimento pede a criação de curso de cinema no campus da Uerj, em Caxias
Reunião com corpo docente da universidade ocorreu na última semana
Movimento pede a criação de curso de cinema no campus da Uerj, em CaxiasArquivo pessoal
Por O Dia
Duque de Caxias - Caxias respira cinema. Desde o início da semana, uma carta online vem se espalhando nas redes sociais dos amantes do cinema pedindo ajuda para a criação do curso de licenciatura em cinema na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), no bairro da Vila São Luís. O texto pede a assinatura dos usuários no apoio à campanha. A mensagem é endereçada para o professor Ricardo Lodi, candidato a reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Reunião no campus da Uerj, em Caxias, ocorreu no último dia 12 - Arquivo pessoal
Publicidade
Eles lembram a formação do cineclube Mate com Angu, com sede em Caxias, como forma de estimular ainda mais a vontade de ter um curso de licenciatura no município. O Cineclube é um coletivo audiovisual nascido em 2002, a partir do desejo de provocar a produção/exibição de imagens e suas implicações sociais e estéticas na realidade e no modo de vida da região. O grupo atua em três frentes distintas e interligadas no terreno do Audiovisual: exibição, produção e formação.
“Quando, na Baixada Fluminense, foi formado o cineclube Mate Com Angu há 17 anos, sua criação partia de uma necessidade de aprender a fazer cinema, vendo e conversando sobre filmes. Inventamos uma maneira nossa. Não havia na Baixada graduação, ou mesmo cursos livres, na área. A UFF era lá em Niterói e muito disputada, angariando alunos do Brasil todo, mas com poucos das classes populares do território fluminense”, diz parte da carta.
Movimento pede a criação de curso de cinema no campus da Uerj, em Caxias - Arquivo pessoal
De acordo com a professora Liliane Leroux, professora de artes e pesquisadora em cinema da FEBF, no último dia 12 de setembro, houve uma reunião na própria FEBF, para mostrar a força do audiovisual na Baixada, e como o cinema na região é uma vocação poderosa. A intenção agora é ter a parceria de uma graduação..
"A FEBF tem projetos ligados ao audiovisual desde sempre. Temos equipamentos, estúdio, que diversos cineastas já usaram, temos estúdio de música, estação de rádio. A FEBF já tem uma estrutura para o curso", afirma Liliane, que acrescenta: "Atualmente, a Baixada é um polo audiovisual com mais de vinte cineclubes e dezenas de cineastas".
A expectativa dos organizadores é ter o curso disponível para o Vestibular 2021 da Uerj. Para assinar a petição online, clique no link ao lado:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSediaJO51mR_9PvD25nC0PwVsw50SAALirKOdtVEx8_N1bylQ/viewform?fbclid=IwAR2CNbmZs48FFKUla0EdfrjGpa6kOosAD38dJH2mYXlTNy4z882hOsp4xAY