Duque de Caxias realiza curso para captação de córnea no município

Cidade conta com o Hospital do Olho, que está habilitado a realizar cirurgias de Transplante de Córnea

Por O Dia

Saúde de Caxias realiza curso para captação de córnea
Saúde de Caxias realiza curso para captação de córnea -
Duque de Caxias - Para capacitar os agentes de saúde e formar uma equipe especializada em captação de córneas no município de Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou nesta quarta-feira, 29, o Curso de Formação de Profissionais de Saúde para Captação de Córneas, no Centro de Estudos do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.
Subsecretário de Saúde Sérgio Guedes, Enfermeira Michele Antoniol e Dr Gustavo Guerra do Banco de Olhos de Volta Redonda - Eliakim Moura/Divulgação
O curso foi ministrado pela equipe do Banco de Olhos de Volta Redonda, representados pela coordenadora, a enfermeira Michele Antoniol, e pelo responsável técnico, o oftalmologista Gustavo Guerra. Inaugurado em
2010, o banco é responsável pela captação de tecido ocular em 34 municípios do estado, incluindo a cidade de Duque de Caxias. Os municípios sob abrangência do Banco de Olhos de Volta Redonda são responsáveis por cerca de 40% dos procedimentos realizados no Estado do Rio de Janeiro.
Equipe do CIHDOTT do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) - Eliakim Moura/Divulgação
Desde 2017, Duque de Caxias, através do Moacyr do Carmo, está habilitado no CIHDOTT, a Comissão Intra-hospitalar, formada por equipe multiprofissional da área de saúde, com a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Em 2019, o município foi habilitado a realizar cirurgias de Transplante de Córnea, tendo como
unidade de referência o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, especializado em oftalmologia.

A formação de uma equipe especializada para a captação de córneas vem somar ao trabalho realizado, desde 2017, pela equipe do CIHDOTT no Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo. Para a coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Michele Antoniol, a iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias com a formação da equipe é mais um passo importante e que vai beneficiar milhares de pacientes, não só do município, mas de todo o estado.
Subsecretário Municipal de Saúde Sérgio Guedes e Equipe de Córnea do Hospital do Olho - Eliakim Moura/Divulgação
“Assim que recebemos o convite da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil aceitamos de pronto. A formação dessa equipe de captadores em Duque de Caxias vem se juntar às equipes dos outros 33 municípios que estão sob nossa abrangência. A minha expectativa e do Dr. Gustavo Guerra, responsável técnico do Banco, é de que esta iniciativa ajude a aumentar o número de córneas captadas, beneficiando milhares de pessoas em todo o estado”, destaca a enfermeira Michele Antoniol.

Além dos profissionais de saúde do CIHDOTT no HMMRC, a capacitação contou ainda com a participação da equipe de córnea do Hospital do Olho Julio Cândido de Brito. Na ocasião, o subsecretário Sérgio Guedes deu as boas-vindas aos participantes em nome do Secretário Municipal de Saúde Dr. José Carlos de Oliveira.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Saúde de Caxias realiza curso para captação de córnea Eliakim Moura/Divulgação
Saúde de Caxias realiza curso para captação de córnea Eliakim Moura/Divulgação
Saúde de Caxias realiza curso para captação de córnea Eliakim Moura/Divulgação
Saúde de Caxias realiza curso para captação de córnea Eliakim Moura/Divulgação

Comentários