Caxias promove simpósio de urgência e emergência no Hospital Moacyr do Carmo

O tema deste ano foi "Novas abordagens e a segurança no atendimento às urgências e emergências"

Por O Dia

Caxias promove simpósio da saúde no Hospital Moacyr do Carmo
Caxias promove simpósio da saúde no Hospital Moacyr do Carmo -
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Duque de Caxias, realizou, no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), o VI Simpósio de Urgência e Emergência do NEUR/SAMU192-DC. O simpósio, que teve como tema "Novas abordagens e a segurança no atendimento às urgências e emergências”, contou com a presença de profissionais de referência nas áreas de Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar – APH.
Palestras ocorrerão no auditório do Hospital Moacyr do Carmo - Divulgação
Às 8h30, a acadêmica de enfermagem Julia dos Anjos deu início ao cerimonial com a formação da mesa de abertura do VI Simpósio, que contou com a Diretora do HMMRC, Dra. Patrícia Neves Gomes, que representou também o Secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira; a Coordenadora do NEUR/ SAMU, Enfª Claudia Fidelis Basilio; o Coordenador Geral do SAMU, Enf. Adilson Vicente; o Coordenador do Curso de Enfermagem da Unigranrio, Profº Mauricio Cupello; o Professor da Unigranrio, Enfº Fábio Guilherme; e a Diretora de Enfermagem do HMMRC, Enfª Elisangela Luíza.

Em seguida foi formada a primeira mesa temática “Integração entre o Núcleo de Educação em Urgência e a Instituição de Ensino Superior Unigranrio: Histórico e perspectivas”, composta pelo Enf. Flávio Sampaio (Professor da Unigranrio/DC) e a Enfª Claudia Fidelis (Coordenadora do NEUR/SAMU-DC). Coube ao Enfº Daniel Laprovita (SAMU DC) a mediação do debate. Após a apresentação do Diretor Geral do SAMU, Adriano Pereira, os participantes do evento foram convidados no intervalo para o Coffee Break.
Caxias promove simpósio da saúde no Hospital Moacyr do Carmo - Divulgação
Ainda pela manhã, as atividades foram retomadas com a abordagem dos seguintes temas: “Identificação e intervenção no trauma por afogamento no suporte básico e avançado de vida” (Ten. Coronel Bombeiro Militar Médico, David Szpilman, médico intensivista e diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - Sobrasa); “Atendimento ao Trauma na Sala da Emergência” (Ten. Coronel BM, Enfº José Márcio da Silva Silveira); e “Plano de Emergência para evacuação da UTI frente a incêndios hospitalares” (Enfº Marco Antonio Plautz Chocron, Mestre em Enfermagem pela Unirio).

Após o intervalo do almoço, as palestras foram retomadas com os seguintes temas: “Novas técnicas de Restrição de Movimento da Coluna Cervical: Uma realidade no atendimento pré-hospitalar móvel” (1º Tenente Bombeiro Militar, Enfº Wesley Pinto da Silva); “Suporte de vida no atendimento clínico” (2ºTenente Enfº da Força Aérea Brasileira Bruno Leal Barbosa); “Modelo de atendimento ao trauma do Hospital Estadual Azevedo Lima” (Capitão BM Enfº Élvis Silveira, Gerente Operacional do Hospital Estadual Azevedo Lima); “Segurança do paciente no atendimento pré e intra-hospitalar” (Enfº Éric Rosa Pereira, Mestre em Enfermagem pela UFRJ, Professor da Uniabeu e Fundação Técnico Educacional Souza Marques); “Tratamento de choque hemorrágico no trauma: O que há de novo?” (Major BM Enfº Allan Peixoto de Assis); “Utilização de drogas vasoativas pelo enfermeiro na Unidade de Suporte Intermediário: prática baseada em evidências” (Tenente Coronel BM, Enfº Gilson Hanszman – SES).

Ao final do VI Simpósio de Urgência e Emergência do NEUR/SAMU192-DC, os palestrantes receberam certificado de participação, entregues pela acadêmica de Enfermagem Nayara Campos, com uma homenagem especial à comissão organizadora, formada por: Enfª Claudia Fidelis Basilio (Coordenadora do NEUR/SAMU), Enfº Daniel Laprovita (Instrutor do NEUR e 1º Tenente BM); TE Adriano Valença (Instrutor do NEUR), Enfº Adilson Vicente (Coordenador Geral do SAMU); os instrutores convidados do NEUR, Enfº João do Nascimento e Enfº Alan Cruz de Araújo; e os professores da Unigranrio, Enfº Fábio Guilherme (2ºTenente da FAB) e Enfº Flávio Sampaio (Major BM).
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Caxias promove simpósio da saúde no Hospital Moacyr do Carmo Divulgação
Caxias promove simpósio da saúde no Hospital Moacyr do Carmo Divulgação
Caxias promove simpósio da saúde no Hospital Moacyr do Carmo Divulgação

Comentários