Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Caxias - Divulgação
Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Duque de Caxias comemora o Dia da Consciência, na próxima quarta-feira, 20, com diversas atividades na Semana de Tradições e Artes Negras Contemporâneas, em memória a Zumbi dos Palmares. Entre as atividades comemorativas, o Instituto Afro Cultural Ojuobá Axé realiza, nos dias 19 e 20 de novembro, evento cultural e religioso no Calçadão da Nilo Peçanha, em frente ao Monumento do Zumbi, no Centro de Duque de Caxias.
Tradicional Lavagem da estátua do Zumbi ocorrerá na próxima quarta-feira - Divulgação
Publicidade
A programação comemorativa inclui shows com o Grupo de Pagode Só Raiz, MC Marcinho, Banda Afro Ojuobá Axé, além de apresentações de Maculelê, Capoeira, Samba de Roda e Grupos Afros. O destaque é a tradicional lavagem do busto de Zumbi e a distribuição da feijoada no Dia da Consciência Negra, e que completam 34 anos de realização no município. As atividades estão sendo promovidas pela Instituição Afro Cultural Ojuobá Axé, com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias.
Confira a programação completa:
DIA 19/11 (terça-feira)
- 17 hs: Abertura Oficial
Presença de autoridades do Governo e do Legislativo Municipal; celebridades; representantes dos seguimentos da Cultura Afro Brasileira; e representantes da Comissão de Reparação da Verdade da Escravatura no Brasil, da OAB/Duque de Caxias.
- 18 hs: Shows com Grupo de Pagode Só Raiz e MC Marcinho

DIA 20/11 (Quarta-Feira)
- 17 hs: Lavagem do Monumento do Zumbi. Ato Ecumênico, com a presença de representantes religiosos
- 17h30: Show com a Banda Afro Ojuobá Axé – Maculelê – Capoeira - Samba de Roda - Grupos Afros e Bandas convidadas
- 18 hs: Início da distribuição gratuita da tradicional Feijoada da Luana do Ojuobá Axé.

Instituição Afro Cultural Ojuobá Axé
Publicidade
O Grupo Afro Cultural Ojuobá Axé é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com sede no município de Duque de Caxias. Fundada em 24 de fevereiro de 1985, com a missão de promover a reflexão crítica sobre o racismo, inclusão e a justiça social, utilizando a cultura afro-brasileira, a arte e a educação como ferramentas para a criação de caminhos que unam as diferenças e sirvam de alicerces para sustentabilidade e exercícios da cidadania.