Teatro Raul Cortez vai receber evento do Outubro Rosa - Divulgação
Teatro Raul Cortez vai receber evento do Outubro RosaDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresenta nesta quarta-feira, dia 20, Dia da Consciência Negra, o Musical “Dandara dos Palmares”. O espetáculo acontece às 16h, no Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro. A apresentação é gratuita. Os interessados deverão retirar a senha no Teatro Raul Cortez, uma hora antes do espetáculo.

O musical "Dandara dos Palmares" retrata a história e trajetória da guerreira que preferiu a morte à escravidão e que hoje é uma das maiores representantes da força da mulher negra. Muito mais do que somente "a mulher de Zumbi", Dandara foi esposa e mãe, mas também guerreira e líder na luta contra a escravidão.

Dandara dos Palmares
Dandara foi esposa de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial brasileiro. Dandara era uma guerreira negra que dominava técnicas de capoeira e lutava ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas geradas por ataques ao quilombo. Dandara e Zumbi tiveram três filhos. Dandara se suicidou em 6 de fevereiro de 1694, quando foi presa. Jogou-se de uma pedreira direto para um abismo. Preferiu a morte a voltar a ser escrava.