Limpeza do Canal Jaques  de Molay em Duque de Caxias - Leonardo Pereira/SMO/divulgação
Limpeza do Canal Jaques de Molay em Duque de CaxiasLeonardo Pereira/SMO/divulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias informa que foi iniciado o desassoreamento do Canal das Velhas, no bairro Nova Campinas, no terceiro distrito. o trabalho começou na semana passada.Também está sendo realizada a limpeza do Canal Jaques de Molay, em Jardim Primavera, no segundo distrito, no trecho entre a Rodovia Washington Luiz e a Praça do Rotary.
Limpeza do Canal Jaques de Molay em Duque de Caxias - Leonardo Pereira/SMO/divulgação


De acordo com o governo municipal, a prevenção das enchentes durante as chuvas de verão é uma das grandes preocupações. Para minimizar esse problema, o prefeito Washington Reis lançou um programa, em 2017, que já beneficiou várias regiões críticas da cidade e milhares de moradores. A Secretaria Municipal de Obras é a pasta responsável pelo programa de combate às enchentes que já limpou, em três anos, mais de 200 quilômetros de rios, canais e valões.
Publicidade
 
Limpeza do Canal das Velhas em Duque de Caxias - Leonardo Pereira/SMO/divulgação
Ainda de acordo com o governo municipal, apesar do esforço da prefeitura em manter os cursos d’água limpos para facilitar o escoamento das águas, principalmente durante o verão, em algumas regiões os moradores insistem em jogar lixo e resíduos sólidos na beira dos córregos.

“A Secretaria de Obras procura manter limpos principalmente os canais que cortam bairros e comunidades para evitar enchentes e alagamentos nos períodos de chuva forte. Durante esse trabalho, que é manual e também conta com o reforço de máquinas, encontramos todo tipo de material no leito. É comum encontrarmos sofás, geladeiras, fogões, colchões e até armários impedindo a passagem das águas”, disse o secretário de obras João Carlos Grilo.
Publicidade
Limpeza manual do Canal Jaques de Molay em Duque de Caxias - Leonardo Pereira/SMO/divulgação


No bairro Saracuruna a Prefeitura está canalizando um trecho de 1,2 mil metros do Canal Farias, que vai aumentar a vazão das águas e amenizar os problemas enfrentados pelos moradores da região, principalmente no verão. Para combater o assoreamento e as construções irregulares nas margens do canal será construído entre as ruas Coronel Silva Barros e Padre Marinho um lindo espaço público com ciclovia, playground, academia de ginástica, jardins, quiosques, conjuntos de bancos e mesas, entre outros equipamentos.
 
O secretário de Obras, João Carlos Grilo, acompanhou a limpeza do Canal das Velhas - Leonardo Pereira/SMO/divulgação