Centro de Reabilitação de Duque de Caxias completa um ano de funcionamento
CER IV, no Sarapuí, atende milhares de pacientes por mês
Centro de Reabilitação de Duque de Caxias completa um ano de funcionamentoMarcia Catita/SECOM
Por O Dia
Duque de Caxias - Nesta quinta-feira, 20, às 8h, a Prefeitura de Duque de Caxias comemora um ano de funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), localizado no bairro Sarapuí, no primeiro distrito. O evento contará com a presença do prefeito Washington Reis, do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. José Carlos de Oliveira, além de autoridades estaduais e municipais. Milhares de pessoas têm sido beneficiadas com os serviços oferecidos pela unidade, não só para moradores do município de Duque de Caxias, mas de todo o Estado.
Pacientes elogiam atendimento no CER IV - Marcia Catita/SECOM
O CER IV é uma unidade municipal de saúde especializada que oferece à população atendimentos voltados para a reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual. No local, o paciente é acolhido por uma equipe profissional multidisciplinar e tem a seu dispor todos os equipamentos necessários para o tratamento nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Assistente Social, Neurologia, Neuropediatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Psiquiatria, Clínica Geral e Ortopedia, além do Polo de Ostomizados.
Para a fisioterapeuta Daniele de Almeida Oliveira, diretora do CER IV, a unidade vem ampliando o número de atendimentos, alcançando cada vez mais pacientes na área de reabilitação.
Publicidade
Unidade oferece tratamento em diversas especialidades de reabilitação - Marcia Catita/SECOM
“Em apenas um ano, desde a inauguração, o CER IV já é uma referência nessa área em todo o Estado. Saímos de 500 atendimentos no mês de inauguração, em fevereiro de 2019, para alcançar hoje uma média de 15 mil atendimentos mensais. A tendência é que esse número aumente, alcançando cada vez mais pacientes. No mês de janeiro de 2020, ultrapassamos o número de 20 mil atendimentos”, destaca.
Para facilitar o acesso e permanência dos pacientes aos programas de reabilitação em que estão cadastrados, a unidade conta hoje com quatro veículos do Programa de Transporte Especial de Pacientes, sendo dois deles adaptados para a locomoção de pacientes com deficiência física.
Publicidade
Centro de Reabilitação de Duque de Caxias completa um ano de funcionamento - Marcia Catita/SECOM
Para Gilciene dos Reis, moradora do Jardim Gramacho, o CER IV é a esperança de dias melhores para o pequeno Thallys dos Reis, seu filho de 1 ano e 3 meses. Quando estava grávida, Thallys foi diagnosticado com Hidrocefalia. Logo depois, foi descoberto um problema na coluna do bebê.
“Com dois dias de vida, o Thallys passou por uma cirurgia na coluna. Dez dias depois, ele colocou uma válvula na cabeça. Todos os médicos diziam que ele não poderia andar. E foi com esse histórico que chegamos no CER IV, onde fui muito bem recebida. Hoje, através do trabalho da Fisioterapeuta Giselle Ribeiro, Thallys já engatinha e quer ficar em pé, como qualquer criança da sua idade. Estamos muito gratos!”, comemora Gilciene.
Publicidade
Centro de Reabilitação de Duque de Caxias completa um ano de funcionamento - Marcia Catita/SECOM
O CER IV funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h ao meio-dia. A unidade fica na Avenida República do Paraguai, s/ nº, no Sarapuí, ao lado da Escola do Futuro, em Duque de Caxias.