Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias publicou um decreto prorrogando as medidas de combate ao Coronavírus até o dia 30/04. No artigo 10° do decreto, continuam suspensas as atividades comerciais, pelo período de mais 15 dias, como cinemas, shopping centers e estabelecimentos comerciais similares, além de bares e botecos. O objetivo da determinação da administração municipal é prevenir o contágio e no combate da propagação do COVID-19, diante do aumento de pessoas contaminadas.
A medida não se aplica aos supermercados, farmácias e serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e estabelecimentos congêneres, em funcionamento no interior de shopping centers, centro comerciais e estabelecimentos análogos. Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares podem funcionar, limitando o atendimento ao público a 30% da capacidade de lotação, com a normalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento.
Publicidade
O documento, assinado pelo prefeito Washington Reis, também reconhece a manutenção da situação de emergência no município por tempo indeterminado.
Transportes
Publicidade
O decreto determina também a redução em 70% do número de veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros de circulação municipal. Os veículos em operação nas linhas que compõem o transporte coletivo de passageiros de circulação municipal deverão: circular com as janelas abertas, sempre que fisicamente possível; circular somente com passageiros sentados; e serem higienizados internamente diariamente. Fica proibida a utilização do passe livre de estudante municipal durante a vigência deste Decreto.
Já o atendimento bancário presencial em agência, Casa Lotérica e demais correspondentes bancários será limitado à ocupação máxima de 30% da capacidade física do local.