Fundec vai doar 15 mil máscaras para a população de Duque de Caxias

Nova remessa do item, que passou a ser obrigatório na cidade, será distribuída nesta sexta-feira, 24

Por O Dia

Fundec vai distribuir máscaras em Duque de Caxias
Fundec vai distribuir máscaras em Duque de Caxias -
Duque de Caxias - Com o novo decreto que obriga o uso de máscara facial na rua, a Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais) está produzindo 15 mil desses itens de proteção, que serão doados para a população em geral. A próxima remessa vai ser distribuída nesta sexta-feira, 24, para as pessoas que enfrentam filas nos bancos, para os moradores de rua e pessoas que estejam em comércios essenciais, abrangendo todo o município.
Grande parte dessas pessoas nos bancos está em busca do auxílio concedido pelo governo federal a fim de socorrê-los em meio à crise provocada pela pandemia. A aglomeração causada por essa necessidade virou motivo de preocupação quando se tem pouco controle da distância entre as pessoas. Muitos desses cidadãos se encaixam no grupo em situação de vulnerabilidade. Sendo assim, a direção da Fundação decidiu contemplá-los com essas doações.

O mutirão solidário vai ser feito por alunos da Fundec, supervisionados pela instrutora do curso de Costura Industrial, Gelvaneza Alves. De acordo com a instrutora, o material utilizado na confecção das máscaras será o TNT, produzido em dupla face, com uma estrutura melhor e que oferece proteção mais eficaz ao usuário.
"A utilização desses materiais fornecerá mais segurança a pessoa que for utilizá-la, seja profissional de saúde ou o público em geral", completou a professora.

O presidente da Fundec, professor Joilson Cardoso, também irá participar da corrente junto dos diretores e assessores da Fundação, que ficarão responsáveis pela distribuição.

Multa para infrator
A Prefeitura de Duque de Caxias decretou nesta quarta-feira, 22, o uso obrigatório de máscaras de proteção no município durante a pandemia do novo coronavírus. É a terceira cidade do estado a adotar essa medida, já que Niterói e Rio de Janeiro também decretaram a obrigatoriedade da utilização do equipamento pela população.

De acordo com a administração municipal, o decreto já está valendo. O equipamento deve ser utilizado “durante o deslocamento de pessoas e para o atendimento em estabelecimentos com funcionamento autorizado”. Quem se negar a usar a máscara será multado em R$ 786,83. A fiscalização será feita pelas equipes de segurança do município.

Comentários