Necrotério do Hospital Moacyr do Carmo estava lotado de corpos - Divulgação
Necrotério do Hospital Moacyr do Carmo estava lotado de corposDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - O necrotério do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, estava lotado de corpos, na manhã deste sábado, 25. Fotos divulgadas pelas redes sociais mostram diversos cadáveres acumulados no local. A Prefeitura de Duque de Caxias, responsável pela unidade de saúde, confirmou a informação e acusou a funerária da cidade de negligência.
Corpos são de pessoas diagnosticadas com Covid-19 - Divulgação
Ao menos 12 corpos estavam no corredor próximo ao necrotério, que tem capacidade total para 25 cadáveres e fica no subsolo do hospital. De acordo com a administração municipal, todos os cadáveres são de vítimas da Covid-19. Os corpos seriam de pessoas cujas famílias não têm condições de arcar com o sepultamento.

“Estamos vendo a covardia da funerária dando preferência a quem paga preços exorbitantes por sepultamento, deixando de lado aquelas famílias que não tem dinheiro”, afirmou Washington Reis, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Em nota, a prefeitura acusa a AG-R de negligência. “Graças a um contrato obtido de maneira irresponsável, na gestão do ex-prefeito Zito, a empresa comete crimes de sonegação fiscal, de desrespeito ao meio ambiente e, o que é pior, trata a morte dos cidadãos com desprezo, aumentando o sofrimento dos caxienses que precisam se despedir dos seus entes queridos”.
Publicidade
Corpos com Covid-19 se amontoam em corredor de hospital em Caxias - Divulgação
Funerária recolhe corpos após denúncias

A empresa AG-R, administradora dos cemitérios públicos de Duque de Caxias, esclarece que a citada retirada dos corpos foi solicitada pela prefeitura neste sábado, 25, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Lelis, à pedido do prefeito. “Que a empresa imediatamente enviou veículos para fazer as remoções”.

Sobre as gratuidades, a empresa afirma que estão previstas em contrato e confirmadas por TAC celebrado entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, o Ministério Público e a AG-R.

Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Duque de Caxias:

“A Prefeitura de Duque de Caxias vem lutando, desde 2017, para acabar com os absurdos cometidos pela concessionária AG-R Obelisco Serviços Funerários, que administra os cinco cemitérios existentes na cidade.
Neste sábado (25), funcionários encontraram corpos amontoados, abandonados pela concessionária no necrotério do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Os corpos estavam no local, acondicionados de maneira perigosa, oferecendo grande risco para os servidores e demais pacientes internados na unidade. A Prefeitura cobrou da empresa a remoção dos corpos e denunciou mais esse caso de irresponsabilidade, pedindo, inclusive, apoio à imprensa.

Além disso, em meio à pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura vem acompanhando de perto e fiscalizando os atos irresponsáveis e desumanos da concessionária. Nesta semana, agentes do governo municipal foram ao Cemitério Tanque do Anil, no bairro Vila Operária, onde havia denúncias de que a empresa estaria cobrando preços abusivos pelos sepultamentos de casos de óbitos por COVID-19.

Por determinação do prefeito Washington Reis, a Prefeitura de Duque de Caxias construiu um cemitério público municipal, às margens da Rodovia Washington Luís, onde seriam feitos sepultamentos gratuitos. A obra já está concluída e o cemitério conta com sete mil gavetas. No local, assim que houver liberação da justiça, todos os serviços serão feitos gratuitamente”.


Leia na íntegra a nota da AG-R:

“A empresa AG-R, Administradora dos cemitérios públicos de Duque de Caxias esclarece que a citada retirada dos corpos foi solicitada pela prefeitura somente hoje (25/04), pelo Presidente da Câmara de Vereadores Sandro Lelis à pedido do Prefeito. Que a empresa imediatamente enviou veículos para fazer as remoções. Esclarecemos que somos uma empresa privada, portanto não temos qualquer ingerência sobre a administração do Hospital Moacyr do Carmo, que é administrado exclusivamente pela Prefeitura. Portanto, também não temos como informar sobre o suposto acúmulo de corpos no morgue do referido nosocômio.
Neste momento, as 15h53 de 25/04/2020, o necrotério do referido hospital está vazio, conforme fotos e vídeo em anexo (estas foram feitas pelos nossos funcionários que estavam no local fazendo as remoções).
Como o vídeo comprova, ao contrário das fotos distribuídas pela prefeitura, que são de janeiro de 2019, não tinham corpos na área para serem retirados. Não encontramos nenhum parente dos supostos falecidos para reconhecimento de corpos. A empresa esteve no local no período da manhã e retornou a tarde e não haviam corpos a serem retirados.
A AG-R esclarece ainda que não é um órgão da prefeitura. As gratuidades estão previstas em contrato e confirmadas por TAC celebrado entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, o Ministério Público e a AG-R, que mesmo dando apoio à prefeitura precisa ser avisada das necessidades de retirada do hospital.
Resta clara a intenção da prefeitura em manchar a imagem da empresa que está tomando as providências que deveriam ser tomadas pela administração pública, tais como investimento que fizemos em container frigorífico para guardar separadamente os corpos com suspeita ou confirmação de morte por COVID-19.
Devido à inércia da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias a AG-R está seguindo a risca as determinações dos órgãos estaduais e federais.
A incompetência da administração municipal está tentando denegrir a imagem de uma empresa séria com montagens e FAKE NEWS!
A empresa cumpre rigorosamente as leis ambientais, possui todas as licenças. Lembramos que quem está condenado a mais de sete anos pelo colegiado do STF por crime ambiental é o Prefeito Washington Reis.
A empresa está em dia com todas as obrigações fiscais e acaba de ganhar um processo com liminar contra a prefeitura".