Viaduto do Gramacho será entregue em Duque de Caxias - Divulgação
Viaduto do Gramacho será entregue em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Uma das obras mais esperadas pelos moradores da Baixada Fluminense será entregue nesta sexta-feira, 7. A Prefeitura de Duque de Caxias vai inaugurar, às 11h, a maior obra de mobilidade urbana da região: o Viaduto do Gramacho. A nova via vai desafogar o trânsito na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola e no bairro Sarapuí, além de facilitar o acesso à Rodovia Washington Luiz (BR 040).
Viaduto do Gramacho será entregue em Duque de Caxias - Divulgação
Publicidade
O viaduto tem 320m de extensão e pista de mão dupla passando sobre a linha férrea. Para a obra, a Prefeitura conseguiu R$ 10 milhões em recursos federais. Com a entrega do viaduto será fechada definitivamente a travessia sobre a linha férrea, única opção de moradores e veículos para acesso aos bairros Gramacho e Sarapuí, e local de acidentes graves constantes.
Viaduto do Gramacho será entregue em Duque de Caxias - Divulgação
Publicidade
“Apesar das dificuldades que enfrentamos ao longo dos últimos anos, estamos entregando essa importante obra, a realização de um sonho meu e dos moradores de Duque de Caxias. O projeto, recuperado pela Secretaria de Obras, Urbanismo e Habitação, estava pronto no meu primeiro governo, ficou engavetado nos últimos anos e só agora pode ser executado, graças a uma parceria com o governo federal”, disse o prefeito Washington Reis.
O projeto teve início em 2017 com a transferência das famílias que residiam na Avenida Teixeira Mendes, às margens do Rio Sarapuí, para conjuntos habitacionais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no bairro São Bento. Em toda extensão da antiga avenida, a prefeitura está construindo um parque com iluminação em led, campos de futebol, pista de skate, quiosque, academia de ginástica, pista de caminhada, áreas de convivência e jardins, espaços para práticas esportivas e o lazer dos moradores da região. As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Habitação.
Publicidade
Viaduto do Gramacho será entregue em Duque de Caxias - Divulgação
A construção do viaduto beneficiou a região também com nova pavimentação asfáltica. No bairro Sarapuí, além da Avenida Teixeira Mendes, receberam as melhorias as ruas Alex lundgren, Hermam Lundgren, Carlos Freire, Roberto Harley, Karc Rogério, Severino Santos, Chico Mendes, Castro Lopes, Mapinguari e Alex Lundgre.
A entrega do viaduto contará com a presença do senador Flávio Bolsonaro.